Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade na Divisão de Biblioteca

(crédito: Ronaldo Caprecci)

Desde seu engajamento no Programa de Gestão pela Qualidade Total, em 1999, a Divisão de Biblioteca da ESALQ vem implementando práticas sustentáveis, decorrentes dos requisitos do próprio Programa.

As estratégias estabelecidas para atuar no sentido da sua Missão, Visão e Valores, levavam em consideração planos que atendessem as necessidades dos seus usuários, mas também a sociedade de forma que suas ações não comprometessem as futuras gerações, assim como a sustentabilidade do seu “negócio”.

Nesse sentido, foram sendo desenvolvidas ações, que mais tarde se tornariam práticas para redução do desperdício e ecologicamente corretas. 

Assim, os papéis foram sendo substituídos por arquivos digitais e os recibos de devolução de empréstimo de publicações por mensagens de e-mail.

Para uso interno, a biblioteca passou a ter apenas uma impressora compartilhada, cujas cópias administrativas fossem gerenciadas, assim como as pessoais, pelas quais todos pagam.

Foi estabelecida uma meta para as perdas de cópias como meio eficaz de redução de desperdício, meta essa que foi obtida, depois de um treinamento intensivo pelo responsável do setor e pelo fornecedor do equipamento.

Estabeleceu-se uma parceria logo de início com o USP Recicla facilitando a gestão dos resíduos produzidos, assim como sua correta destinação.

No ano 2.000, cada integrante da Divisão tinha sua própria xícara de café personalizada com seu nome e nos anos seguintes xícaras copos e plásticos foram definitivamente eliminados, até mesmo em eventos externos.

Em acordo e com apoio do “Projeto Pura”, foram instaladas torneiras temporizadoras nos toaletes de usuários e funcionários.

Visando economizar energia, foi instalado a função hibernar para todos os computadores, de uso interno e para os usuários. ´

Os papéis rascunho são usados frente e verso para só depois serem encaminhados à reciclagem. Nossas copiadoras desde então só trabalham com papel reciclado, exceto quando da exigência legal de usar o papel branco.

Há um trabalho de comunicação visual dirigido à conscientização de alunos e usuários da Biblioteca para uso adequado das instalações, com foco no descarte correto dos resíduos nos coletores espalhados por todos os cantos.

Todas as práticas estabelecidas estão em acordo com os requisitos do PNQ – Prêmio Nacional de Qualidade, o que significa que são monitoradas e seus resultados são controlados, medidos e discutidos em reuniões de análise crítica do desempenho da Biblioteca. Os resultados obtidos até então garantiram:

·         Eliminação total de uso de descartáveis;

·         Redução do desperdício de papel;

·         Redução de perdas em cópias;

·         Redução do consumo de energia;

·         Envio de lâmpadas de mercúrio para descontaminação (USP Recicla)

·         Ponto de recolhimento de pilhas e baterias;

·         Ponto de recolhimento de tubos de dentifrícios e esponjas de limpeza

·         Mais recentemente, estamos criando nossa “composteira”, com resíduos provenientes de cascas de frutas, pó de café que são consumidos na Biblioteca para utilização no jardim ao redor.

Estas práticas lhe renderam o reconhecimento da Secretaria de Gestão do Estado de São Paulo por meio da seleção do projeto “Ações de responsabilidade socioambientais da Biblioteca ESALQ/USP", dos funcionários Geraldo Pereira Júnior e Antonio Carlos F. Facco, para integrar o 4° Congresso sobre Gestão de Pessoas no Setor Público Paulista, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro de 2015, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Saiba mais em www.esalq.usp.br/biblioteca

Com informações da Divisão de Biblioteca. 

Boletim 91