No próximo dia 27 de junho (quinta-feira) o campus “Luiz de Queiroz” contará com a presença da Profa. Silmara Conchão, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC, com o objetivo de promover um diálogo profundo e crítico sobre o tema do trote na universidade.
O trote na Universidade é proibido, conforme Lei Estadual No. 15.892 de 15 de setembro de 2015: “artigo 1º - Fica proibido o trote nas escolas da rede pública em qualquer nível de ensino, inclusive nas faculdades, institutos e universidades, excetuado o de caráter assistencial ou cultural”.
Durante a vinda ao campus, a professora participará de dois encontros. Das 10:30 às 12:00, na sala do CTA, no Edifício Central da Esalq, haverá uma apresentação sobre o tema, seguida de uma discussão interativa com grupos locais, incluindo coordenadores de cursos de graduação, coletivos, comissão de inclusão e pertencimento da Esalq, divisão de atendimento à comunidade e demais interessados. Solicita-se aos demais interessados realizarem inscrição pelo link: https://forms.gle/GRtu2dnzNaepyV8G7
Na parte da tarde, às 14h, será realizada uma conversa sobre o tema do trote durante a reunião ordinária da Congregação da Esalq.
As atividades constituem-se como uma oportunidade de participação da comunidade e na geração de subsídios para enfrentamento deste problema na Universidade, além de integrar as ações de recomendação administrativa ao campus, previstas no Inquérito Civil No. 14.0723.0001731/2015- do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Sobre a Professora Silmara Conchão
Doutora em Ciências da Saúde (FMABC/FUABC). Mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC. Coordenou a Assessoria dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Santo André e o Grupo de Trabalho Gênero e Raça do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (2001 a 2005), coordenou dois Programas da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André (2006-2008), responsável pelas áreas de Saúde da Juventude e Atenção à Violência e Abuso Sexual. Em 2017 foi condecorada com a Medalha Ruth Cardoso (Conselho Estadual Condição Feminina) pelo reconhecimento à dedicação às questões relacionadas ao desenvolvimento e a autonomia das mulheres no Estado de São Paulo. Ex-Secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André e atual Presidenta do Cesco – Centro de Estudos de Saúde Coletiva/ FMABC. Autora do Livro: FACULDADE DE MEDICINA "AME-A OU DEIXE-A" -um estudo interseccional sobre o TROTE UNIVERSITÁRIO - editora HUCITEC, fruto de pesquisa de doutorado da Profa Silmara Conchão, cujo trabalho foi orientado pelo Dr. Marco Akerman, docente da Pós-Graduação da FMABC e professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Reprodução mídia sobre o livro: https://youtu.be/vZ_khVd_krA