Série da TV USP Piracicaba retrata estrangeiros pelo campus

Academic Passport (legendas PT-BR) - Ravo Nantenaina Gabriella Razafinarivo

Para retratar o ambiente internacionalizado e destacar como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) tem contribuído com a formação de latinos, europeus, africanos, americanos e asiáticos, a Divisão de Comunicação da Esalq, por meio da TV USP Piracicaba, em parceria com o Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt) da Esalq, preparou uma série de TV denominada Academic Passport. Com veiculação no Canal Universitário de Piracicaba e mídias digitais da Esalq e TV USP Piracicaba, o primeiro episódio é com a malgaxe Ravo Razafinarivo e tem estreia marcada para o dia 9 de outubro, data de abertura da 62ª Semana Luiz de Queiroz.

Nascida em Madagascar, na África, Ravo Nantenaina Gabriella Razafinarivo desenvolveu parte de seu doutorado na Esalq e, sob orientação do professor Mario Tomazello, do departamento de Ciências Florestais, aprimorou seus conhecimentos sobre ciência e tecnologia da madeira.

A norte-americana Tanusree Chakraborty e a chinesa Peiyu Li participaram, em julho desse ano, de mais uma edição do Summer School, curso de férias oferecido pela Esalq, que oferece conteúdo sobre agricultura tropical.

Esses são alguns exemplos de estudantes que procuram na Esalq a excelência de uma instituição que está entre as melhores do mundo em ciências agrárias e que oferece oportunidades treinamento, ensino, estágios, duplo diploma etc com qualidade internacional.

Internacionalização na Esalq – Desde as primeiras décadas do século 20, a Esalq/USP já recebia estrangeiros que contribuíram para sua consolidação como um dos centros de referência mundial em ciências agrárias. Naquela época, muitos docentes vindos da Europa, principalmente, tiveram em Piracicaba uma atuação destacada no desenvolvimento de áreas importantes do conhecimento científico nacional.

O intercâmbio com instituições de várias partes do mundo é um processo que começa a se fortalecer a partir da década de 1960 e hoje, no desenrolar do século 21, o campus Luiz de Queiroz configura-se em um dos ambientes com maior grau de internacionalização dentro da Universidade de São Paulo.

A Esalq mantém convênios de cooperação com mais de oitenta instituições estrangeiras e a troca de experiências acadêmicas com pesquisadores de várias partes do mundo é algo a se destacar. Tanto na graduação, quanto na pós-graduação, a vinda de estrangeiros ganha, todos os anos, proporções cada vez mais significativa.

Nesta semana comemorativa, a Esalq lança, além do Academic Passport, outras ferramentas de comunicação que ampliam o diálogo com a comunidade interna e externa ao campus. Entre elas está o Podcast Estação Esalq, o aplicativo Esalqnet e um estúdio itinerante que realizará transmissões ao vivo de eventos magnos da instituição.

Assista o primeiro episódio da série Academic Passport com legendas em português ou inglês.

Texto: Caio Albuquerque (08/10/2019)