Servidores da Esalq apresentam projeto em programa de desenvolvimento da USP

Grupo da Esalq se apresentou durante o 1º Encontro do Programa de Desenvolvimento para Liderança e Gestão Administrativa da USP - Módulo: Chefes de Seção (crédito: Denise Guimarães)

Durante o 1º Encontro do Programa de Desenvolvimento para Liderança e Gestão Administrativa da USP - Módulo: Chefes de Seção, ocorrido dias 11 e 12 de junho em São Pedro (SP), um grupo de servidores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) apresentou um estudo de caso que vem sendo desenvolvido na unidade.

Com o título “Excelência Esalq Integrada” (E2I), o projeto destina-se a alinhar os novos requisitos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, com o Objetivo Estratégico 4 do Planejamento Estratégico da Esalq. O projeto tem como principal foco o aprimoramento do processo de planejamento das compras e contratações na instituição, visando uma gestão eficiente e sustentável.

O Projeto E2I teve seu pontapé inicial em 25 de abril de 2024, com a realização da primeira reunião, e está previsto para durar dez semanas, com encerramento agendado para 4 de julho de 2024. Participam do projeto novos servidores contratados pela Esalq, entre eles: Analistas Administrativos, Analista de Sistemas e Engenheiro Civil. Esses novos servidores contam com o suporte de funcionários veteranos da USP, que os ajudam a se integrar à cultura organizacional. Há, também, a participação de professores atuando na facilitação das atividades da equipe, na avaliação dos resultados e no apoio estratégico ao projeto, em parceria com servidores e membros da gestão da Esalq.

Entre os objetivos do Projeto E2I, está o mapeamento do processo transversal de planejamento das compras e contratações na Esalq, identificando gargalos e pontos críticos que afetam a execução orçamentária. Além disso, o projeto propõe a criação de indicadores-chave de desempenho para avaliar a eficácia desse planejamento. Em 17 de maio de 2024, foi realizado o primeiro gate de apresentação do Projeto, onde o Comitê Executivo validou a proposta do escopo relacionado ao planejamento de compras e contratações. A proposta surge em meio ao novo marco legal de licitações no Brasil, com a Lei 14.133/2021 substituindo a antiga Lei 8.666/1993, trazendo novas exigências e oportunidades para a gestão pública.

Acompanhados pela diretora Thais Vieira, estiveram em São Pedro apresentando o projeto os funcionários João Avaristo, Flavia Ferreira de Souza dos Santos, Ligiana Clemente do Carmo Damiano, Rodrigo Massanori Vilela Utino e Huri Ferreira. Além do case da Esalq, um grupo de servidores participou dos dois dias de evento. A programação abordou temas como os desafios da liderança, motivação e feedback, gestão administrativa e implicações jurídicas, Princípios de Governança Universitária e Práticas de Gestão em Diversidade e Inclusão.

De 25 a 27 deste mês, outro grupo de servidores técnico administrativos da Esalq se reunirá em no mesmo local na segunda turma do módulo Chefes de Seção.

Texto: Caio Albuquerque, com informações de João Avaristo (25/6/2024)

Edição 534