SolloAgro celebra 25 anos de educação continuada em agricultura sustentável

Programa promove treinamentos com ênfase em Solos, Nutrição e Adubação de Plantas (divulgação SolloAgro)

Mais de 4.700 matrículas nos cursos de especialização a distância, cerca de 1200 matrículas nos cursos presenciais, além de mais de 5 mil alunos nos treinamentos de curta duração. Essa é a soma do SolloAgro, programa de educação continuada do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Criado em 1998 com o curso de Manejo do Solo, em Piracicaba, desde então passou por 26 cidades, passando pelo estado de SP e outros estados, como PR, MS, MA, BA, MT, GO, MG, RO, TO. Na América do Sul, o programa ainda contou com cursos no Paraguai, em Ciudad del Este e Minga Guazu.

Segundo o criador do programa, professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni , o SolloAgro foi criado para atender à demanda de profissionais da linha de frente da produção agropecuária que buscam atualização e aprimoramento, mas que não têm disponibilidade para uma pós-graduação formal. “O objetivo é oferecer educação continuada em sustentabilidade, permitindo que esses profissionais adquiram novos conhecimentos sem comprometer seu tempo integral de trabalho. Além disso, o projeto visa capacitar alunos de graduação para traduzir textos científicos em linguagem acessível ao setor produtivo, tornando o conhecimento acadêmico mais compreensível para aqueles sem formação aprofundada na área científica”.

Em sua maioria, o público do SolloAgro tem a formação de Engenharia Agronômica ou áreas correlatas. Atualmente, o programa promove cursos, treinamentos e eventos em todas as áreas do agronegócio, com ênfase em Solos, Nutrição e Adubação de Plantas. “Carregamos em nosso DNA a tradição de mais de 120 anos da Esalq para difundir conhecimento de qualidade sobre o agronegócio e formar profissionais que fazem a diferença no cenário agro brasileiro e mundial”, complementa Alleoni.

Formato – Os cursos do SolloAgro são oferecidos presencialmente, priorizando o contato próximo entre alunos e professores em diversas cidades, mas o formato on-line ganhou força nos últimos anos. “O formato on-line permite assistir às aulas, fazer provas e trabalhos de casa de forma conveniente, com custos menores. Com a pandemia, houve uma migração para os cursos on-line devido à melhoria na qualidade das aulas e da plataforma, permitindo que novos alunos de várias regiões, inclusive internacionais, participassem dos cursos à distância”.

Na opinião do professor Alleoni, o SolloAgro impulsiona a agricultura ao oferecer técnicas atualizadas, permitindo aumento da produtividade sem expansão das áreas cultivadas. “Isso inclui otimização de insumos para controle de pragas e fertilizantes, mantendo a produtividade sem prejudicar o ambiente. O programa atende às demandas agrícolas, desde a seleção de sementes até o uso eficiente de recursos como água e fertilizantes, promovendo uma produção sustentável”, finaliza.

Além dos cursos, o SolloAgro atua ainda na disseminação de conhecimento gratuito, promovendo webinars, painéis onlines, podcasts, newsletters, quizes e postagens de conteúdo. São quase 40 eventos ao vivo transmitidos, que totalizam mais de 100 mil inscrições e 70 mil visualizações no YouTube. Recentemente fora promovida a repaginação da identidade visual, marcando os 25 anos de existência do programa.

Saiba mais em https://www.solloagro.com.br/

Texto: Caio Albuquerque (27/11/2023)

Edição 505