TV USP Informa - Experimento na Estação de Itatinga reúne pesquisadores brasileiros e franceses

TV USP Informa - Apresentação do experimento MataDIV (USP/ESALQ - Cirad)

O MataDIV é um experimento de diversidade arbórea que visa melhorar nossa compreensão sobre o funcionamento das florestas restauradas no altamente diversificado bioma Mata Atlântica sob mudanças climáticas e fornecer bases científicas para o desenho de projeitos de restauração florestal. O MataDIV foi plantado em novembro/dezembro de 2019, na estação de pesquisa de Itatinga (Universidade de São Paulo / ESALQ), no sul do Brasil, em uma antiga parcela de talhadia de eucalipto.

O experimento enfoca seis espécies nativas de grande interesse restaurador e/ou silvicultural, que apresentam estratégia ecológica contrastante e estão amplamente distribuídas na Mata Atlântica. O experimento MataDIV é combinado com um sitio de observação (MataFLUX, instalado em 2020) que mede a ciclagem de água, carbono e energia de um plantio de restauração de mistura de 6 espécies usando a técnica de Eddy-covariância e monitoramento da água do solo. O mesmo pool de 6 espécies é estudado em MataDIV e MataFLUX.

O projeto MataDIV/ MataFLUX resulta de uma colaboração entre a Universidade de São Paulo/ESALQ (LASTROP-Laboratório de silvicultura tropical) e o Cirad (organização francesa de pesquisa agrícola e cooperação internacional, unidade de pesquisa Eco&Sols), e faz parte da rede internacional TreeDivNet.

Edição 373