USP é melhor universidade brasileira no ranking THE Latin America

Foto: Reprodução/THE

A USP é a universidade brasileira mais bem colocada no THE Latin America University Ranking, divulgado ontem, dia 13 de julho de 2021, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

As melhores posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em primeiro lugar, seguida da USP e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No top 10 das universidades, o Brasil lidera com sete instituições classificadas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da USP e da Unicamp.

THE LATIN AMERICA UNIVERSITIES
1º - Pontifícia Universidade Católica do Chile - Chile
2º - Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
3º - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
4º - Instituto de Tecnologia de Monterrey - México
5º - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
6º - Universidade do Chile - Chile
7º - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Brasil
8º - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil
9º - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Brasil
10º - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

Neste ano, o ranking avaliou 177 universidades de 13 países da América Latina. Os critérios adotados são os mesmos aplicados no ranking mundial da THE, mas com modificações para refletir melhor as características das escolas superiores da região. São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

O Brasil é o país com o maior número de universidades avaliadas: 67 no total, seguido pelo Chile, com 28 representantes.

THE Latin America Universities Summit
O ranking foi divulgado no primeiro dia do THE Latin America Universities Summit 2021, que acontece virtualmente entre os dias 13 e 14 de julho. Neste ano, o evento está sendo organizado pela USP e pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education.

O encontro reúne líderes de universidades da América Latina e seus parceiros institucionais em todo o mundo, para discutir a atuação das universidades no desenvolvimento da sociedade e as mudanças que surgiram a partir da pandemia.

A abertura do THE Latin American Universities Summit, realizada na manhã de hoje, contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, da secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, e do diretor da THE, Phil Baty.

Por Erika Yamamoto, do Jornal da USP

Edição 383