O QS World University Ranking, um dos mais importantes rankings universitários do mundo, posicionou a Universidade de São Paulo (USP) no top 100 de melhores universidades. A instituição subiu 30 posições em relação a avaliação anterior, quando ocupava a 115ª posição. Esta é a primeira vez que uma instituição brasileira entra para a lista deste que é considerado um dos mais importantes rankings universitários.
Nesta 20ª edição, entre as quase 3 mil universidades de 104 países analisadas, a USP conquista a 85ª posição, tornando-se a nova líder da América Latina. A elevação de 30 posições é explicada pelo aumento na empregabilidade dos ex-alunos e pela melhora na reputação internacional neste ranking que passou a considerar práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado e relações internacionais na área de pesquisa.
A Universidade mais bem classificada da América Latina também foi avaliada, como em anos anteriores, por ações que envolvem reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por alunos, produção científica e taxa de estudantes oriundos de outros países.
Líderes do ranking
Universidades brasileiras no ranking
Confira mais informações no Jornal da USP via link https://jornal.usp.br/institucional/pela-primeira-vez-uma-universidade-brasileira-esta-entre-as-100-melhores-em-ranking/ .
Texto: Alicia Nascimento Aguiar (28/6/2023)