Veja como funciona a Comissão de Heteroidentificação de ingressantes via Fuvest e Enem 2023

Comissão de Heteroidentificação

Desde 2018, a Universidade de São Paulo (USP) adere ao sistema de cotas destinando 50% de suas vagas aos alunos oriundos de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas.

A partir deste ano, se você se identifica como preto ou pardo, será necessário passar por uma comissão de heteroidentificação formada por professores, estudantes, servidores da USP e por representantes da sociedade civil que atuam na defesa das decisões afirmativas.

A inciativa deve-se ao fato de que foram constatadas fraudes no preenchimento das vagas, por pessoas que se autodeclararam negras, mesmo não sendo, e que ocupam lugar reservado para estudantes cotistas.

Assim, a banca de heteroidentificação surgiu para validar a autodeclaração feita pelos candidatos/as da Fuvest e Enem e para garantir o pleno funcionamento das cotas na USP.

Para saber como proceder e garantir sua matrícula, acompanhe o vídeo especialmente produzido pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP.

#fuvest #enem #usp #cotistas #cotas #heteroidentificação

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (14/12/2022)

Edição 456