Virada Científica da ESALQ oferecerá atividades gratuitas para a população

(Crédito: Serviço de Produções Gráficas)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realiza, no próximo dia 17/10, sábado, a Virada Científica. Promovida na ESALQ pela Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, o evento oferecerá atividades gratuitas que levarão ciência à população de modo lúdico e informal.

“Os contribuintes financiam tudo o que é desenvolvido na USP. Queremos que conheçam melhor e experimentem o universo acadêmico”, diz o professor Pedro Valentim Marques, docente e presidente da CCEx.

As atividades se iniciam as 9h, no hall da Central de Aulas da ESALQ e se estenderão até as 19h em diversos locais do campus localizado à Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba/SP. O evento é aberto a pessoas de todas as idades e abrangerá tour pelo campus com visitas aos departamentos e laboratórios, palestras e atividades científicas e culturais. Não é necessária inscrição prévia, exceto para atividades especiais (oficinas).

As palestras abordarão os trabalhos desenvolvidos em cada departamento da ESALQ. Além de apresentações musicais, as várias faces da ciência serão abordadas em exposições, feiras, oficina fotográfica e palestras. Temas como botânica, evolução da agricultura, reaproveitamento de materiais, moradias sustentáveis, bem-estar animal, mecanização na agricultura e até boas práticas para cuidar de pomares caseiros serão discutidos.

O tour envolverá um roteiro percorrendo pelos departamentos da ESALQ, mencionando suas linhas de pesquisas e atividades científicas.

Encerrando as atividades, os visitantes serão convidados para um evento cultural, quando haverá apresentação do grupo musical Choro de Saia.

Virada Científica

Data: 17/10/2015

Local: USP/ESALQ – Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba – SP.

Sessão de Abertura

Local: Hall da Central de Aulas

Abertura oficial

Professor. Dr. Durval Dourado Neto – Vice-diretor da ESALQ

Professor. Dr. Pedro Valentim Marques – Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ/USP

Horário: 9h00 - 9h15.

Apresentação do Coral “Luiz de Queiroz”

Programa: Hino Nacional – Hino da ESALQ – Cânones – Tiro ao Álvaro – Rio de Lágrimas

Horário:9h15.

Exposição Visual

Local: Museu Luiz de Queiroz

Sem solo sem vida

Objetivo: Chamar a atenção sobre o papel do solo na existência humana desde os primórdios das formas de vidas.

Horário: 9h30 – 16h30.

Evolução da agricultura

Objetivo: Apresentar a evolução da agricultura, usando as peças e o acervo do Museu.

Horário: 9h30 – 17h.

O café no Brasil

Objetivo: Demonstrar a evolução da agricultura cafeeira no Brasil e sua contribuição para o Hábito de consumir café no mundo de hoje.

Horário: 10h – 17h30.

Feira

XII Feira de Alimentos

Dividida por temas, como alimentos industrializados, alimentos funcionais, aquisição de alimentos, cultura alimentar e higiene de alimentos, a proposta da feira é proporcionar à população informações que possam ser úteis para o seu dia-a-dia, promovendo a qualidade de vida por meio da educação para consumo de alimentos.

Horário: 9h30 – 16h30.

Local: Central de Aulas e Eventos.

Apresentação dos cursos

Curso de ciências dos alimentos

Horário: 9h30 – 14h30.

Local: Central de Aulas – Sala 2.

Cursos de graduação da ESALQ

Apresentação dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental.

Horário: 9h30 – 16h.

Local: Central de Aulas – Sala 1.

Botânica: Plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

Horários: 9h45, 10h30, 11h30, 14h, 15h, 16h.

Local: Departamento de Ciências Biológicas – Horto de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas “Prof. Dr. Walter Accorsi”.

Como as plantas funcionam.

Horário: 10h – 11h.

Local: Departamento de Ciências Florestais – Laboratório Didático Multiusuário.

Diálogos sobre sistemas agroflorestais como arranjos produtivos sustentáveis.

Horário: 9h 30 – 12h30.

Local: Departamento de Ciências Florestais – Laboratório de Educação e Política Ambiental.

Bem estar animal.

Horário: 10h – 16h (sessões de 20 min).

Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas – Sala H2.

Mecanização na agricultura

Horários: 9h30, 10h30, 11h30.

Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas, Galpão de Máquinas.

Agricultura de precisão

Horário: 9h30 – 12h.

Local: Departamento de Engenharia de Biossistemas – Laboratório de Agricultura de Precisão.

Estação Entomologia

Local: Departamento de Entomologia e Acarologia.

Sessão 1 – Conhecendo os insetos – horários: 9h30, 11h, 14h, 16h.

Sessão 2 – A vida das saúvas – horários: 10h, 15h, 17h.

As plantas e suas doenças

Horários: 9h30, 11h.

Local: Departamento de Fitopatologia e Nematologia – Sala de Aula Prática do Setor de Fitopatologia.

Como cuidar de um pomar caseiro de frutas?

Horário: 9h30 – 11h.

Local: Departamento de Produção Vegetal – Setor de Horticultura – Canteiros e viveiros do Grupo de Extensão: Práticas em Fruticultura.

Como produzir mudas frutíferas?

Horário: 9h30 – 11h.

Oficina de fotografia

Horário: 13h30 – (oficina contínua).

Local: Central de aulas – sala 5.

Inscrições até 09/10 – Vagas limitadas.

enviar nome, telefone, profissão, idade para o e-mail scadi@usp.br.

Oficina de reaproveitamento de materiais sustentáveis

Horário: 14h – 16h.

Local: Central de Aulas – sala 3.

Oficina de compostagem e minhocários

Horário: 10h30 – 11h30.

Local: Centro de vivência.

Exibição de vídeo

Projeto Rondon: a extensão no ambiente universitário

Horários: Sessões de 30 minutos – 9h30 – 14h30.

Local: Central de Aulas – Sala 4.

Atividades interativas

Ginástica geral para público da 3ª idade

Horário: 16h.

Local: Hall da Central de Aulas.

Visita Guiada – tour

Horário: 9h30 – 16h30 (passeios de 30 minutos).

Local de partida: Central de Aulas da ESALQ.

SHOW

Evento Cultura Choro de Saia

Horário: 18h -19h.

Local: Salão Nobre.