paineira

Arbusto da família Asclepiadaceae, da espécie Asclepias physocarpa Schlecht. 

Nota 1 e 2: Ele é encontrado na África do Sul. Ele é herbáceo e perene, de 1-2 m de altura, com folhas estreitas e longas. Com frutos inflados, como pequenos balões, verde-amarelados.

PAINA-DE-SEDA

Fonética: 
/paj´na-dˈe-sˈe.də/
Fonetic: 
/ˈswän ˈplant/
SWAN PLANT

Diversas plantas pertencentes às famílias Bombacacea, Asclepiadacea e Tifacea, das seguintes espécies: Araugia sericifera (paina-cipó), Gomphocarpus brasiliensis (paina-de-santa-bárbara), Bombax marginatum (paina-de-arbusto), B. cyatophorum (paina-do-arpoador), e Eriodendron anfractosum (paina-lisa). 

Nota 1 e 2: Apresentam sementes revestidas por fibras sedosas, à semelhança do algodão, as quais são denominadas paina e têm também uso industrial.

PAINA

Fonética: 
/paj´na/
Fonetic: 
/ˈkāˌpäk/
KAPOK

Árvore da família Bombacaceae, da espécie Cavanillesia arborea Schum. (Pourretia tuberculata Mart. & Zucc.). 

Nota 1 e 2: Ela é originária dos sertões nordestinos, das regiões de cambissolos eutróficos da formação Caatinga. As flores são róseas; o fruto é samaróide, avermelhado, indeiscente, e não comestível.

CASTANHA-DO-CEARÁ

Fonética: 
/kas.tˈə.ɲə-du-ˌsā-ə-ˈrä/
Fonetic: 
/kə-ˈva-ˈnēl ezh(ē)ə är-ˈbȯr-ē-ə/
CAVANILLESIA ARBOREA

Árvore da família Bombacaceae,da espécie Cavanillesia arborea Schum. (Pourretia tuberculata Mart. & Zucc.).

Nota 1 e 2: Encontrada nos sertões nordestinos; tem flores róseas e fruto samaróide, avermelhado, indeiscente e não comestível.

BARRIGUDA-LISA

Fonética: 
/bɐ.ʀi.gˈu.dɐ-li.zˈa/
Fonetic: 
/ˌkavəˈny lē-zh(ē-)ə är-ˈbȯr-ē-ə/
CAVANILLESIA ARBOREA

Planta da família Bombacaceae, da espécie Chorisa speciosa St. Hill.

Nota 2: Apresenta grandes acúleos e caracteriza-se pela forma geométrica de um parabolóide; Destaca-se pelo colorido de suas flores e é preferencialmente escolhida para a ornamentação dos parques e jardins; sua madeira é de durabilidade natural é baixa, é leve e empregada na confecção de canoas, cochos, gamelas, cepas de tamanco, caixotaria, além de celulose.

BARRIGUDA 2

Fonética: 
/bɐ.ʀi.gˈu.dɐ/
Fonetic: 
/ˈkōrəsa ˈspē-shəsa/
CHORISA SPECIOSA