ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


 

 

 


Prof. Dr. Marcos Milan

 


MARCOS MILAN

Professor Titular

Departamento de Engenharia de Biossistemas
Área de Mecânica e Máquinas Agrícolas
ESALQ - USP

e-mail: macmilan@usp.br

Fone: +55 19 34478501 - ramal 8501


 

a  Curriculum Lattes
a  Rede de Colaboração
a  Diretório de grupos de pesquisa
a  SciELO- Artigos completos

  ResearcherID
  Researchgate
  Scopus
a  Google Scholar

 

 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado pela USP e doutorado em Agricultural Engineeering - University of Cranfield (1992), Inglaterra. Professor junto ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Tem experiência na área de Engenharia Agronômica/Agrícola com ênfase em Mecanização Agrícola e Gestão Sistêmica de Organizações. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento, dimensionamento e gerenciamento de sistemas mecanizados; Desempenho de máquinas agrícolas; Gestão pela qualidade aplicada às áreas agrícola e florestal. Examinador no Ciclo 2014, Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão do Instituto Paulista de Excelência da Gestão, IPEG.


(Texto informado pelo autor em 06/05/2015)

 


Linhas de Pesquisa:

1. Mecanização agrícola
2. Gestão pela qualidade total aplicada à agricultura

Áreas de Atuação:


1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas/Especialidade: Gestão Pela Qualidade Total.
2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Mecanização Agrícola.
3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas/Especialidade: Qualidade e Produtividade.

Prêmios e Títulos:


2007 Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão - Obtido pela Divisão de Biblioteca e Documentação da ESALQ- DIBD (medalha de Bronze)- Presidente da Comissão de Biblioteca, Instituto Paulista de Excelência da Gestão.
2007 Segundo Melhor Trabalho apresentado na seção Poster; XIII Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata, Associação Brasileira da Batata.
2003 Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão - Obtido pela Divisão de Biblioteca e Documentação da ESALQ- DIBD (medalha de Bronze)- Presidente da Comissão de Qualidade do Campus CGQP, Instituto Paulista de Excelência da Gestão.
2001 Menção Honrosa (Orientação a aluno de Iniciação Científica), Universidade de São Paulo - IX SIICUSP.
1996 XII Premio Jovem Cientista - 3 lugar (Orientação de Trabalho), CNPq.
1994 Menção Honrosa a Trabalho Científico, Comissão Organizadora do XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola.
1980 Prêmio LION- Melhor aluno de graduação na áreas de Mecânica Motores e Máquinas Agrícolas, Lion S.A.
1980 Melhor aluno de graduação nas áreas de Mecanica motores e máquinas agrícolas, Pontal SA.

 



Formação acadêmica/Titulação:

 
2005 Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gestão Sistêmica e Planejamento Estratégico, Ano de obtenção: 2005.
Palavras-chave: Gestão; Gerenciamento; Mecanização agrícola; QFD; Renovação de frota.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Gestão pela Qualidade Total aplicada a agricultura, pecuária e silvicultura.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas.
Setores de atividade: Agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal; Qualidade e Produtividade.
1988 - 1992 Doutorado em Agricultural Engineeering .
University of Cranfield, CITECH*, Inglaterra.
Título: Improving operational management of harvest, transport and mechanizationfor sugar cane in Brazil, Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Peter Crossley.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, , .
Palavras-chave: Mecanização; Cana de açucar; Modelo; Gerenciamento; Maquinaria agrícola; Otimização.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas / Especialidade: Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Mecanizados.
Setores de atividade: Informática; Qualidade e Produtividade; Outros setores.
1981 - 1986 Mestrado em Irrigação e Drenagem (Conceito CAPES 5) .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação do desempenho de 4 modelos de pneumáticos agrícolas em solos de textura média, Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Luiz Geraldo Mialhe.
Palavras-chave: Pneus; Mecanização; Máquinas agrícolas; Trator; Desempenho; Tração.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas / Especialidade: Avaliação de Desempenho de Máquinas Agrícolas.
Setores de atividade: Energia; Outros setores.
1976 - 1979 Graduação em Engenharia Agronômica .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Projetos de Pesquisa:

2009 - 2014
Sistemas de monitoramento, tomada de decisão, recomendação e intervenções para aplicação de fertilizantes em taxa variável e avaliação de indicadores de qualidade em lavouras com o uso de sensores de refletância para plantas e solo.

Descrição: O esforço conjunto da equipe que desenvolve o projeto tem como objetivo atuar em uma ampla frente de trabalho relacionada com uma série de tipos de sensores e conceitos de sensoriamento aplicados ao manejo de lavouras e integração de informações de diferentes fontes e níveis em sistemas que permitam tomadas de decisão rápida, segura e acessível ao usuário agricultor. Os objetivos específicos são: - estudar amplamente o potencial de utilização de sensores óticos ativos para sensoriamento remoto próximo visando à decisão para aplicação de fertilizantes nitrogenados em culturas anuais e perenes, bem como a sua utilização específica para monitoramento de lavouras de cana-de-açúcar após o plantio para a mensuração de falhas paralelamente à operação de recobrimento ( quebra-lombo ); - paralelamente desenvolver as mesmas aplicações de sensoriamento remoto por imagens aéreas e orbitais visando à decisão para aplicação de fertilizantes nitrogenados em culturas anuais e perenes; - avaliar o potencial da utilização de sensores de solo, eletroquímicos e óticos, para a implementação de algoritmos de decisão para a aplicação, numa primeira fase, de corretivos de solo, em tempo real ou quase real; - conduzir estudos complementares envolvendo aspectos de qualidade de operações mecanizadas visando o futuro desenvolvimento de sensores para monitoramento de indicadores de qualidade em tempo real; - integrar estudos que abordem o conceito de balanço energético espacializado de sistemas de produção agrícola, contemplando prioritariamente a aplicação variável de insumos; - desenvolver um sistema de apoio a decisão para AP, disponível via web que permita aos usuários ter acesso a dados e a processamentos diversos, auxiliando na quantificação, no entendimento e no gerenciamento da variabilidade espaço-temporal em campo, integrando o conhecimento, os processos e os dados desenvolvidos/obtidos pela equipe do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Marcos Milan - Integrante / José Paulo Molin - Coordenador / Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Thiago Libório Romanelli - Integrante / CArlos Alberto Vetrorazzi - Integrante / Rubens Angulo Filho - Integrante / José Alexandre Melo Demattê - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Peterson Ricardo Fiorio - Integrante / Andre Riyhuiti Hirakawa - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Correa - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Maquinas Agricolas Jacto - Auxílio financeiro.

 

2006 - 2008

Qualiagro: Sistemas de Qualidade nas Cadeias Agroindustriais.

Descrição: Financiado pelo fundo Setorial do Agronegócio com recursos da FINEP O objetivo do projeto é desenhar um sistema integrado de Gestão da Qualidade para o Agronegócio e propor uma Tecnologia Industrial Basica (TIB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Marcos Milan - Integrante / Sergio De Zen - Integrante / Silvia Helena Galvão de Miranda - Integrante / Luiz Antonio Pinazza - Coordenador.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

 

2006 - 2007

Identificação de variáveis críticas no processo de produção de cana de açúcar

Descrição: A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes economicamente no Brasil e concede ao país a posição de maior produtor e exportador mundial. A perspectiva para os próximos anos é de expansão da área cultivada para atender a demanda, principalmente, do mercado internacional. Além do aumento de produção obtido pela expansão da área cultivada é de fundamental importância a manutenção e o incremento da produtividade da cultura, otimizando assim os recursos já disponibilizados. Uma das alternativas para o aumento da produtividade é o aprimoramento dos processos produtivos de implantação, condução e colheita. As operações envolvidas com esses processos tem influência direta sobre a produtividade e qualidade da matéria prima produzida. Embora todas as operações tenham a sua importância é necessário, por questões operacionais e custos envolvidos, identificar aquelas de maior importância para o processo de produção e estabelecer os padrões a serem atendidas pelas mesmas. Para tanto o objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar as variáveis críticas do processo de produção da cana-de-açúcar. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. A primeira constou da identificação das variáveis críticas referentes às diversas etapas de produção da cana-de-açúcar através da utilização da FMEA - Failure Mode and Effects Analysis. A segunda constou da avaliação no campo da variável de maior criticidade para determinar a capacidade do processo através do índice Cpk. Os resultados permitiram identificar dezessete variáveis e a cana crua e o espaçamento irregular entre foram consideradas as mais críticas. Com relação ao espaçamento entre sulcos os atuais sistemas de orientação para abertura dos sulcos, manual e automático, não são capazes de atender aos limites de tolerância adotados pela Usina. É necessário rever esses limites e/ou analisar alternativas para melhorar os sistemas e dessa forma atender aos padrões desejados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marcos Milan - Coordenador / Cassiano Mota de Campos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - Bolsa.Número de orientações: 1

 

2005 - 2006

Desempenho de colhedoras de cana

Descrição: O projeto teve como objetivo a avaliação de desempenho de colhedoras automotrizes para cana de açúcar (cana picada). Os trabalhos de levantamento de dados a campo foram realizados em quatro usinas de açúcar e álcool, localizadas no Estado de São Paulo envolvendo: avaliação do desempenho operacional e qualitativo; efeitos da velocidade de trabalho sobre as perdas de matéria prima; modelo de desempenho operacional e econômico; iavaliaçãodo nível de ruído na cabine do operador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Marcos Milan - Coordenador / Gustavo Fontana - Integrante / Adriano Barbosa Marques de Souza - Integrante / José Vitor Salvi - Integrante / Marcos A. Matos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

2005 - 2006

Qualidade do corte basal de colhedora de cana de açúcar

Descrição: O objetivo foi avaliar a influência de um dispositivo semi-automático de controle de altura do corte de base, DAC, na qualidade do corte de base e seu desempenho ao longo de uma jornada de trabalho. Os ensaios foram realizados em duas usinas de açúcar e álcool, com colhedoras equipadas com o DAC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Marcos Milan - Coordenador / Gustavo Fontana - Integrante / Adriano Barbosa Marques de Souza - Integrante / José Vitor Salvi - Integrante / Marcos A. Matos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - Auxílio financeiro.

 

2004 - 2005

Avaliação de um Dispositivo de Controle Automático de Corte de Base

Descrição: O objetivo do trabalho foi avaliar um dispositivo automático de controle de corte basal, instalado em uma colhedora automotriz de cana picada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Marcos Milan - Coordenador / Gustavo Fontana - Integrante / Adriano Barbosa Marques de Souza - Integrante / José Vitor Salvi - Integrante / Marcos A. Matos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1


 

 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br