Recepção dos Ingressantes

Objetivando atingir os ingressantes de forma diferenciada e criativa, desde o ano de 2014 o PET Biotecnologia Agrícola participa em uma das atividades oficiais programadas para a Semana de Recepção dos Ingressantes do curso de Engenharia Agronômica. Visando conscientizar o aluno de suas novas responsabilidades como um universitário - bem como seu papel como futuro Engenheiro Agrônomo – são realizadas atividades que envolvam trabalho em equipe, raciocínio, reflexão, iniciativa e postura.  As propostas são planejadas pelo Grupo ao longo do ano focando nos aspectos reflexivos acerca da formação diferenciada e do papel da Universidade, de forma a levar aos ingressantes a visão da ampla gama de oportunidades oferecidas na Graduação.

O folder "Passei na ESALQ, e agora?" (Figura 1) foi entregue aos alunos no Domingo de Recepção dos Ingressantes 2014, durante a realização de uma atividade de troca de experiências entre os ingressantes e os integrantes do PET Biotecnologia Agrícola, com o apoio da Comissão de Graduação da ESALQ. Elaborado após um levantamento dos questionamentos mais pertinentes aos ingressantes, o folder contava com textos breves e dicas para ser um aluno diferenciado desde o primeiro semestre, valorizando o contato aluno-professor, administrando o tempo, elaborando um plano de estudo/carreira e se dedicando a atividades extracurriculares de aperfeiçoamento profissional.

Figura 1. Folder “Passei na ESALQ, e agora?”, proposta para a Recepção dos Ingressantes 2014.

Para a proposta da Semana de Recepção aos Ingressantes 2015 o PET Biotecnologia Agrícola percebeu uma demanda acerca da reflexão sobre prioridades na Universidade, pois é sabido que, em muitos casos, os estudantes negligenciam a sua formação básica - o alicerce para as etapas mais adiantadas do curso -  sem perceber o impacto que esta atitude causará em sua formação.

Como iniciativa para conscientização dos estudantes ingressantes foi proposta uma dinâmica desenvolvida pela NASA (Figura 2), com o objetivo de demonstrar como escolhas erradas afetam de maneira decisiva nossas vidas. A dinâmica consistiu na escolha de uma série de 15 itens que seriam indispensáveis para alcançar a nave principal e garantir a sobrevivência de todo um grupo, após a quebra de sua nave exploratória. Em um primeiro momento ocorreu uma seleção individual dos itens e em um segundo momento ocorreu a discussão em equipes para a elaboração de uma lista definitiva. Após a conclusão da dinâmica, os membros do PET Biotecnologia Agrícola apresentaram uma correlação entre esta dinâmica e o cotidiano universitário, abordando temas reflexivos como: administração do tempo, liderança, cooperação e organização.

Figura 2. Dinâmica da NASA, proposta para a Recepção dos Ingressantes 2015.

A proposta da Semana de Recepção aos Ingressantes 2016 e 2018 foi a dinâmica “The Marshmallow Challenge”, criada por Tom Wujeck - designer da Autodesk - e aplicado em cerca de 70 países diferentes para profissionais de diversas categorias. É um exercício simples que encoraja equipes a realizarem uma experiência interativa de colaboração, inovação e criatividade, objetivando a construção de uma estrutura de espaguete sustentando um marshmallow na ponta, em 20 minutos (Figuras 3 e 4).

Dessa   forma, o PET Biotecnologia Agrícola realizou a atividade com o intuito de integrar os ingressantes em um ambiente descontraído e fazê-los refletir, por meio de troca de experiências, acerca de conceitos que serão relevantes ao longo da graduação, como: gerenciamento do trabalho, planejamento racional, atitude frente ao fracasso, foco em objetivos e importância do trabalho em equipe.

Figuras 3 e 4. The Marshmallow Challenge, proposta para a Recepção dos Ingressantes 2016.

23/02/2014