Premio Odebrecht

05/10/2014

O Prêmio Odebrecht é uma iniciativa da empresa Odebrecht e tem como finalidade reconhecer e incentivar os jovens universitários de todo o Brasil que propõem em pensar a engenharia, arquitetura e agronomia em uma perspectiva sustentável. Além disso, tal iniciativa tem o objetivo de gerar conhecimento sobre o tema, difundindo essas novas ideias junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral (ODEBRECHT, 2014). O objetivo do Prêmio é a aplicação dos conceitos e conhecimentos da universidade, difundindo-os para a comunidade externa de forma a solucionar problemas práticos, prezando a busca de inovações. O Programa PET participou do Prêmio, visto que os objetivos coincidem com um dos princípios basilares do programa PET: a indissociabilidade da Pesquisa, Ensino e Extensão, além da geração de inovação por parte do grupo e o contato com a iniciativa privada. No na edição de 2014, o PET Biotecnologia Agrícola concorreu o Prêmio Odebrecht com o projeto intitulado “Plano de fidelidade Canaeco: uma alternativa para redução dos gastos com a saúde pública, do impacto ambiental e incentivo ao uso do etanol”. A seguir o resumo do projeto elaborado pela equipe: “Nos últimos anos, com o aumento da frota de veículos e o consequente aumento na emissão de poluentes, faz-se necessária a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis. Este é um dos maiores desafios enfrentados atualmente no que concerne à sustentabilidade. A poluição atmosférica causa danos à saúde da população, como doenças respiratórias e cardíacas, as quais geram gastos anuais de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para Sistema Único de Saúde (SUS). A população poderia minimizar tal efeito a partir da utilização de etanol, no entanto, não há políticas nacionais de incentivo ao consumo deste combustível. Para isso, este projeto objetivou estimular o consumo de etanol visando a conscientização, com sustentabilidade ambiental e valorização da economia nacional, através da implantação de um programa de fidelidades por meio de um sistema de acúmulo de pontos que equivalem a créditos, os quais serão utilizados para parcelamentos e descontos no valor total do IPVA a cada abastecimento com etanol.” O projeto não foi congratulado com o Prêmio Odebrecht, entretanto houve um ganho exponencial de conhecimento do tema trabalhado assim como a oportunidade de gerar inovação e pesquisa no Programa PET.