This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Pesquisas com patógenos são o foco da proposta apresentada pelo pesquisador Ricardo Borges, da área de Fitopatologia.
"Avaliação da reação de acessos silvestres de Solanum subgênero Leptostemonum a Fusarium oxysporum f. sp. Lycopersici raças 3 e estudos de herança da resistência" é o título do projeto que traz dois objetivos como ponto de partida: a seleção de acessos compatíveis com o tomateiro que possam servir de porta-enxertos, e o estudo da herança relativa à resistência genética em cruzamentos entre esses acessos.
Segundo Borges, ao final do projeto espera-se obter porta-enxertos resistentes e compatíveis para a utilização em cultivos comerciais de tomateiro, assim como conhecer a herança de resistência à murcha-de-fusário, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. Lycopersi.
"Isso possibilitará aos programas de melhoramento o mapeamento genético e a futura mobilização desses genes de resistência via estratégias biotecnológicas para o tomateiro", prevê o pesquisador.
Plantas e solos
O agrônomo Daniel Zandonadi seguiu a linha de experimentos relacionados a fertilizantes orgânicos na composição de seu projeto. Com o título "Bioestimulantes: efeitos sobre a fisiologia e produção de hortaliças", o trabalho aposta no desenvolvimento, de maneira simplificada, de uma tecnologia de produção de um bioestimulante, cujos resultados servirão como subsídio para fundamentar a legislação referente a biofertilizantes/bioestimulantes e à agricultura orgânica.
"Além disso, tais produtos poderão se constituir em alternativas para agricultores orgânicos e convencionais visando à redução dos custos de produção e dos problemas ambientais associados ao uso exclusivo de fertilizantes minerais solúveis", resume Zandonadi.
E a qualidade dos solos utilizados no plantio de hortaliças foi o fio condutor do projeto elaborado pelo pesquisador Juscimar da Silva.
Intitulado "Avaliação comparativa de atributos físicos, químicos e biológicos de solos e do estado nutricional de hortaliças", o projeto tem como área de abrangência a região do Distrito Federal.
E como ponto central, em resumo, a avaliação das variáveis físicas, químicas e biológicas de solos de áreas hortícolas e a subsequente comparação com as variáveis de solo sob vegetação natural.
"O propósito é comparar a área de produção agrícola com o que é considerada ideal: se estiver ruim, trabalhar para melhorar", anota o pesquisador, acrescentando que a concepção do projeto surgiu durante visita à Universidade de Cornell, EUA, em 2013.
A universidade desenvolveu um Manual de Qualidade do Solo, com dados estatísticos e variáveis que serviram como norteadores na formulação do projeto. "O projeto tem esse foco ao procurar determinar essas variáveis e adaptá-las às nossas condições". (Embrapa Hortaliças)
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »