Clipping semanal - - page 20

USP ESALQ – A
SSESSORIA DE
C
OMUNICAÇÃO
Veículo: Maxpress
Data: 04/05/2015
Caderno/Link:http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,752096,ESALQ_promove_Simpo
sio_sobre_Gestao_e_Marketing,752096,3.htm
Assunto: ESALQ promove Simpósio sobre Gestão e Marketing
ESALQ promove Simpósio sobre Gestão e Marketing
O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) da Escola Superior
de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) realiza o Simpósio de Agronegócios e Gestão (SIM). A
quarta edição do evento acontece em 16, 17 e 18 de julho no campus Luiz de Queiroz da ESALQ e terá
como principais temas a gestão de negócios, de projetos e o marketing.
Aberto para todo o público interessado em assuntos emergentes nas diversas áreas de conhecimento que
se aplicam ao gerenciamento de negócios, o simpósio reunirá palestras e mesas redondas divididas em
painéis durante os três dias de evento. Em pauta, a gestão de negócios no ambiente econômico brasileiro,
a relação entre marketing e vendas, o perfil do profissional de marketing e os desafios e benefícios de um
gestor de projetos no contexto atual do marcado serão assuntos discutidos por renomados profissionais e
acadêmicos.
Entre estes, estarão representantes de empresas e instituições como Caterpillar Brasil, SEBRAE
Piracicaba, PMI, INSPER, ESALQ, ESPM, Swiss e UNICAMP.
Haroldo Torres, economista, pesquisador do PECEGE e um dos coordenadores do IV SIM, afirma que
uma novidade proposta pelo evento é a aproximação do programa com os universitários. O simpósio será
gratuito para todos os estudantes de graduação do ensino superior, de todas as instituições de ensino. A
ideia é trazer para perto esses futuros profissionais, oferecendo acesso às áreas de conhecimento que
são englobadas pela gestão, explica.
Com o foco em profissionais ligados a gestão de negócios, o primeiro dia do simpósio terá três palestras.
Otto Nogami, docente do INSPER, trará abordagem econômica e quais fatores, no contexto das
empresas, promoveram a atual crise no país, comenta o pesquisador.
Na sequência, haverá uma palestra com Alexandre Leite de Mello, consultor de empresas e professor da
Fundação de Desenvolvimento da Universidade de Campinas (UNICAMP). O docente tratará da visão
micro, do indivíduo perante a crise econômica. De que forma as pessoas poderiam reverter esse cenário?
Como conseguiríamos superar esse momento ruim? As respostas para essas perguntas serão
apresentadas pelo professor, aponta.
Encerrando o primeiro dia do evento, Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, ministrará palestra
sobre o ambiente de negócios em uma economia volátil.
No segundo dia do evento, o tema é voltado para o público de atuação na área do marketing, publicidade
e comunicação. Fabiane Astolpho, Market Development Manager da Swiss Re, tratará de um dilema, que
é a disparidade entre vendas e marketing. Às vezes é muito confusa e tênue a relação entre as duas
atividades, o que tem gerado algumas mudanças dentro das empresas, explica.
Para traçar um perfil do profissional de alto nível, de atuação na área de marketing, o professor Eduardo
Eugenio Spears, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da ESALQ, vai apontar quais
demandas do mercado precisam ser atendidas pelos novos profissionais do setor.
O último palestrante no segundo dia será Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do SEBRAE
Piracicaba. Ribeiro apontará o perfil empreendedor como marketing pessoal. Ao longo dos anos, sempre
surgem pessoas que conquistam muitas coisas em suas vidas com pouco ou sem nenhum conhecimento.
São pessoas que nascem com esse perfil. Mas como isso se trata de comportamento e há estudos sobre
isso, é possível se capacitar e se adequar, e tornar-se um empreendedor, explica.
1...,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19 21,22,23,24,25,26,27,28,29,30,...46
Powered by FlippingBook