60ª Semana Luiz de Queiroz

(crédito: Serviço de Produções Gráficas)

De 9 a 14 de outubro, acontecerá a 60ª Semana Luiz de Queiroz. O evento, organizado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Prefeitura doCampus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ), tem como objetivo congregar alunos e egressos dos cursos da ESALQ, professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais. (Saiba mais em http://adealq.org.br/slq60.aspx).

As Secretarias de Agricultura e Abastecimento e também a do Meio Ambiente do Estado de São Paulo transferirão seus Gabinete para a ESALQ. Os secretários Arnaldo Jardim e Maurício Brusadin estarão na instituição a partir das 8h30 do dia 10 de outubro. A cerimônia começará com hasteamento das Bandeiras, execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Grupo Vocal do Coral “Luiz de Queiroz”, em frente ao Edifício Central da ESALQ, seguido da instalação dos gabinetes na Sala do Centenário e café da manhã no saguão do Salão Nobre.

Cátedra – Na sequência, as 9h30, acontecerá a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz e ato de posse de seu primeiro titular, Ministro Roberto Rodrigues. A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, aprovada pela Congregação da ESALQ em 14 de setembro de 2017. é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades destinadas a professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Instituição. Tem por finalidade promover reflexões e ações interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

ESALQSHOW – Ainda pela manhã, as 10h, no Salão Nobre, está marcada a abertura da ESALQSHOW, feira dedicada a inovações e ao empreendedorismo na agricultura e nos setores associados. Considerado um “farol para o futuro”, o evento reunirá nos dias 10 e 11 as principais lideranças do setor, pesquisadores e empresários para tratar da inovação e empreendedorismo na agropecuária. O tema principal desta edição do evento – “Soluções Biológicas” – será discutido no Encontro de Lideranças em Agricultura, com apresentações em cinco palestras representando as diversas visões sobre o tema. Em ambos os dias, enquanto essas atividades ocorrem, o público pode conferir a Vitrine ESALQ, com exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado nos diversos departamentos no campus. Será oferecido transporte gratuito para que o público possa percorrer esses espaços. (Saiba mais emhttp://www.esalqshow.fealq.org.br/).

Ciência para Paz – Também no dia 10, às 16h30, será realizada na Sala da Congregação da ESALQ a premiação do Desafio Ciência para Paz, concurso organizado nas categorias “Frases”, “Fotos” e “Tirinhas”. A atividade faz parte do Projeto Temático anual, com apoio da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Centro de Tecnologia da Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ). O projeto tem base na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia ações e programas das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável, com foco em princípios de ciência e de cidadania. (Saiba mais emhttp://www.esalq.usp.br/cienciaparapaz/)

Siicusp – Logo na sequência da entrega dos prêmios do Desafio Ciência para a Paz, serão reconhecidos estudantes que tiveram destaque por seus trabalhos apresentados durante o 25º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP (SIICUSP). O Siicusp é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

Empreendetec – Também no dia 10 de outubro, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Empreendetec, iniciativa organizada pela ESALQTec Incubadora Tecnológica ESALQ. O “Prêmio Empreendetec” ocorre desde 2009 e irá homenagear, na categoria profissional, o cofundador do AgTech Coworking e da AgTech Garage, José Augusto Tomé e, na categoria empresa, a Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda. Como um dos eventos oficiais da 60ª Semana “Luiz de Queiroz” e do ESALQSHOW, a premiação acontecerá no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Piracicaba a partir das 19h. Outro destaque será a sessão solene de graduação das empresas Colly Química Indústria e Comércio Ltda e Maxit Tecnologia da Informação Eireli Me. (Saiba mais em http://www4.esalq.usp.br/banco-de-noticias/esalqtec-promove-oitava-edi%C3%A7%C3%A3o-do-pr%C3%AAmio-empreendetec) .

A programação da 60ª Semana Luiz de Queiroz culmina no dia 14 de outubro, quando ocorre a tradicional reunião de congraçamento dos ex-alunos da instituição e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo.

Texto: Caio Albuquerque (29/09/2017)