Apresentação: Dicionário Bilíngue Terminológico de Plantas Brasileiras

O objetivo nuclear desta pesquisa terminológica/terminográfica é reestruturar a Enciclopédia Agrícola Brasileira, que é monolíngue em Dicionário Terminológico Bilíngue. Sendo a área das Ciências Agrárias eminentemente multidisciplinar e interdisciplinar, utiliza termos de diferentes áreas do conhecimento, tais como a Fitotecnia, Zootecnia, Engenharia Rural, Tecnologia Rural, Economia Rural e Engenharia Florestal sobrepondo a outras áreas como Agricultura, Botânica, Ciência do Solo, Entomologia, Física e Meteorologia, Fitopatologia, Genética, Horticultura, Matemática e Estatística, Química e Zoologia. Para tanto, empreendemos um recorte do corpus, compreendendo todos os termos integrantes pertinentes à Botânica.

 

 

Constituem ainda, objetivos deste trabalho: a proposição de uma microestrutura dos verbetes adequada ao redimensionamento de dicionários bilíngues que tenham como ponto de parida enciclopédias; a caracterização morfossintática e semântica dos termos integrantes; a especificação dos processos preferenciais de criação de termos da área; a verificação dos valores linguísticos/sociais e culturais na organização conceitual/terminológica das duas línguas; e a verificação dos graus de cientificidade, vulgarização/banalização dos termos.

 

A presente pesquisa visa atender o interesse direto e indireto de especialistas da área, professores, alunos de pós-graduação e graduação e ainda interessados em geral em Plantas Brasileiras.

 

 

Consulte a página de Créditos para conferir a equipe responsável pelo projeto.