QUEIMADEIRA

Fonética:
/keimadeira/

Erva invasora da família Asclepiadaceae, da espécie Calotropis procera (Ait.) R. Br.

Nota 1 e 2: Procedente da África tropical e da Índia, de difícil erradicação, ocorrendo principalmente em pastagens. Possui casca esponjosa, lactescente, medindo de 2 a 4 m de altura e multiplicação por sementes.  Folhas encontradas no ápice, cobertas de pelos lanuginosos, brancos quando jovens, tornando-se glabescentes nas mais velhas, medindo de 10 a 25 cm de comprimento e 8 a 14 cm de largura. Inflorescências em racemos curtos com muitas flores de coloração róseo-clara ou vermelho-violácea. Apresenta propriedades medicinais, sendo sua casca tônica e estimulante; o látex é vermífugo, tônico e muito empregado externamente para remover verrugas e manchas, possuindo também forte ação depilatória; as folhas cozidas são antirreumáticas e calmantes.

CALOTROPIS PROCERA
Fonetic:
/kaloʊtroʊpiɛs proʊsiira/

An invading herb of the family Asclepiadaceae, of the species Calotropis procera (Ait.) R. Br.

Note 1 e 2: It is from tropical Africa and India. It is of difficult eradication, occurring mainly in fields. It has a spongy and latescent bark, measuring from 2 to 4 m of height, and its multiplication is by seeds.  It has leaves in the apex covered with lanuginose hair, White when young but becoming glabrescent when older, measuring from 10 to 25 cm of length and from 8 to 14 cm of width. Its inflorescences are in short racemes with many light rose or purplish red flowers. Its bark has medicinal properties being tonic and stimulant. Its latex is vermifuge, tonic and used externally for the removal of molds and spots and has a good waxing action. Its cooked leaves are anti-rheumatic and calming.

Categoria gramatical:
sfs