Informações gerais

O PPG-IBCMV é um Programa de Pós-Graduação Internacional envolvendo três instituições: a Universidade de São Paulo no Brasil e as universidades norte-americanas The State University of New Jersey (Rutgers) e The Ohio State University. A mobilidade discente, aliada a um treinamento de língua e cultura, especialmente preparado para esta iniciativa, confere ao programa uma verdadeira condição internacional, e possibilita que participantes qualificados e preparados, sejam expostos a diferentes ambientes acadêmicos dentro de uma organização tripartite. Espera-se que os profissionais egressos deste ambiente de excelência e formados com uma visão global estejam capacitados a nuclear competência do mais elevado nível, exercendo liderança acadêmica, científica e tecnológica em suas áreas de atuação.

Escopo

Nosso estudantes estão interessados em pesquisas relacionadas a genética de plantas que vão desde as cultivadas, as nativas ou espécies modelos, incluindo poliplóides, assim como os aspectos moleculares da sua interação com microrganismos. Os docentes do programa atuam nas seguintes áreas do conhecimento: Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas; Genética Estatística, Genética Microbiana, Genômica e Bioinformática, Citogenômica e Epigenética, Genética Molecular de Plantas, Biologia Evolutiva, Genética Fisiológica e Bioquímica, Bioenergia e mais recentemente Biologia de Sistemas.

Objetivo

Nosso objetivo é contribuir para gerar conhecimento e na formação de pesquisadores de alto potencial para o desenvolvimento da biologia celular e molecular vegetal, especializados em solucionar problemas antigos e aqueles emergentes em agricultura, melhoramento de plantas, recursos naturais, diversidade genética, energia e ambiente.

Títulos concedidos

Doutor em Ciências, área de concentração em Biologia Celular e Molecular Vegetal