Informações gerais

O Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI - EA) tem o objetivo de completar e aperfeiçoar a formação de diplomados em cursos de graduação e estimular a pesquisa, a extensão e o ensino científicos na área interdisciplinar de Ecologia, englobando os aspectos bióticos e abióticos do ambiente, institucionais, sociais, econômicos e tecnológicos.

Escopo

O programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada treina profissionais para desenvolver as capacidades necessárias que lhe permitam trabalhar em instituições de ensino e pesquisa, tanto no setor privado ou órgãos públicos que lidam com as questões ambientais. Para desenvolver as habilidades necessárias para esta atuação é vital incluir em sua educação profissional questões relacionadas à sustentabilidade, incluindo aspectos sociais, econômicos e ambientais. Essas habilidades são fortemente fundamentadas em uma abordagem holística e interdisciplinar para estudar o funcionamento, a dinâmica e a ruptura dos sistemas ambientais.

Objetivo

Os principais objetivos do PPGI-EA são a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e desenvolver as atividades principais da Universidade numa perspectiva multi e interdisciplinar na área de conhecimento em Ecologia Aplicada, abordando questões relacionadas com a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, relacionamentos entre a sociedade e o meio ambiente, bem como a gestão e conservação da natureza em paisagens naturais e alteradas pelo homem.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Ecologia Aplicada

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
07/03/2018
14h00
Manuela Silva Silveira
Mestrado
Qualidade dos alimentos e sua construção social: o sistema de inspeção municipal e as feiras dos produtores na aglomeração urbana de Piracicaba
08/03/2018
13h00
Sebastião Gabriel Chaves Maia
Doutorado
Composição florística de unidades domésticas na fronteira Brasil-Paraguai: uma abordagem etnoecológica
16/03/2018
14h00
Andressa Benini Mendes
Mestrado
"Separe o lixo e acerte na lata”: análise discursiva de uma campanha governamental