Disciplina - detalhe

ECO5044 - O Ensino de Ciências e a Formação Docente: Estudo e Análise das Pesquisas Atuais


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
4
2
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Taitiâny Karita Bonzanini Minetto

Objetivo
A disciplina pretende desenvolver estudos e discussões sobre pesquisas atuais na área de Ensino de Ciências; reflexões sobre os prossupostos que norteam a formação e ação docente e uma análise crítica sobre os resultados de pesquisas que focalizam a prática pedagógica no que tangue aos recursos e instrumentos de ensino, bem como produzir conhecimentos relevantes, que resultem de investigações sistemáticas, para a área de Ensino e Formação de professores.

Conteúdo
A disciplina visa promover estudos e discussões sobre os pressupostos teóricos que norteam a ação docente e, assim, desenvolver análises críticas sobre as pesquisas atuais na área que focalizam, principalmente, as teorias que norteam a formação de professores de Ciências, tanto inicial como continuada, assim como as pesquisas sobre as propostas didáticas, envolvendo recursos e instrumentos de ensino. Dessa forma, o conteúdo envolve o trabalho com os seguintes temas: 1- Pressupostos teóricos sobre a ação docente; 2- Formação de professores no contexto atual; 3- As recentes pesquisas sobre o ensino de Ciências; 4- As abordagens de ensino e o trabalho didático.

Bibliografia
ALMEIDA, M. I. de, e PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.
ALMEIDA, M. J. P. M. Prescrições e recomendações ao professor na solução de problemas do ensino na educação em ciências. Ciência & Ensino, v. 1, n. 1, p. 47-51, dez. 2006.
ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
BASTOS, F.; NARDI, R. (Orgs.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008.
CAMPOS, L. M. L.; DINIZ, R. E. da S. A prática como fonte de aprendizagem e o saber da experiência: o que dizem os professores de Ciências e Biologia. Investigações em Ensino deCiências, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2001.
CARVALHO, A. M. P. de. GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações / Revisão técnica de Ana Maria Pessoa de Carvalho-10 ed. São Paulo: Cortez, 2011, 127p.
CUNHA, M. I. da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O; JUNQUEIRA, S. R. A. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 31-42.
DEMO, P. Praticar Ciências: metodologias do conhecimento científico. São Paulo. Saraiva, 2011.
NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. Bauru, 2005. 169p. Tese (Livre-docência em Didática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
NARDI, R. A educação em ciências, a pesquisa em ensino de ciências e a formação de professores no Brasil. In: ROSA, M. I. P. (Ed.). Formar: encontros e trajetórias com professores de ciências. São Paulo: Escrituras, 2005. p. 89-141.