Próxima | Anterior
 
SOFTWARE PARA CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
 
 
   O sistema SAS - Statistic Analysis System apresenta o módulo QC - Quality Control que, juntamente com o módulo Statistic, permite implementar a totalidade das técnicas de controle estatístico da qualidade (SAS Institute Inc., 1996b) usando linguagem de programação própria, de quarta geração, de grande versatilidade nas análises. A desvantagem é o fato de uma cópia do SAS custar milhares de dólares por ano, inviabilizando aplicações em micro, pequenas e médias empresas. 

   O Software Excel apresenta uma opção de programação em Visual Basic, via macros, que permite implementar uma grande quantidade de técnicas a baixo custo e numa plataforma amplamente difundida (ver módulos I a IV). 

   O Sistema STATGRAPH apresenta diversas opções na área da qualidade. Existem restrições, em relação ao SAS, quanto a tipos de gráficos e aplicação conjunta de análise exploratória de dados, na possibilidade de manipulação de banco de dados através de funções lógicas e na resolução de modelos lineares. No entanto, é um sistema amigável e, por isso, bem conhecido em empresas (Manugistics Inc., 1992). 

   O Sistema STASTISTICA apresenta um bom módulo de controle da qualidade, elaborado originalmente para ambiente operacional Windows (diferentemente do SAS que foi adaptado ou do Statgraph que roda em DOS). Apresenta, ainda, todas as vantagens de comunicação e troca de arquivos gráficos desse ambiente operacional, além de permitir a elaboração de gráficos de alta qualidade. Possui, porém, limitações para modelos de análise de variância, indispensáveis num trabalho de Controle Estatístico de Qualidade com alguma complexidade (Statsoft Inc., 1996).

   Já o SENP - Sistema para estatística Não-Paramétrica Uni e Multivariada (Sarriés et al., 1990) é um software que utiliza técnicas robustas, uni e multivariadas, em modelos com e sem interação, baseadas em transformações dependentes da simetria dos dados. Isso lhe confere grande versatilidade e faz com que seja aplicado intensivamente em áreas de controle da qualidade (para indústria e serviços), biotecnologia, genética, medicina e entomologia, no Brasil (especialmente na USP e UNICAMP) e Europa. Trata-se de um projeto parcialmente concluído, interdisciplinar e interinstitucional envolvendo o Departamento de Matemática e Estatística da ESALQ/USP, Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação - IMECC/UNICAMP e o Centro de Informática na Agricultura - CIAGRI/USP com colaboração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA do Rio de Janeiro  e Financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Pesquisas).

   Não foram pesquisados outros softwares.

     

Próxima | Anterior
© Copyright 1998-2020 ESALQ/USP. Todos os direitos reservados. 
Por: Andrés E. L. Reyes (SIESALQ-ESALQ/USP) e Silvana R. Vicino (DME-ESALQ/USP)