Revista Visão Agrícola

A cultura do café é, certamente, propulsora de uma série de transformações, em fronteiras agrícolas diversas do território brasileiro. Mais recentemente, o café é tratado dentro do conceito de cadeia produtiva, envolvendo a gestão profissional de diversos tipos de agentes, sempre pautado por relações eficientes de integração e sinergia

Líder na produção mundial de café, o Brasil tem se destacado, também, no desenvolvimento de condições bastante favoráveis ao desenvolvimento desse tipo de empreendimento, independentemente das oscilações que venham a ser observadas no mercado internacional.

A proposta desta edição da Visão Agrícola vai ao encontro deste novo momento da cafeicultura brasileira, com destaque para as atualizações relacionadas a diversos temas, incluindo melhoramento genético, fitosanidades, fertilidade, nutrição, atividades de colheita e de pós-colheita, dentre outras.

Tendo em vista que nossa sociedade tem claras e importantes expectativas em torno dos novos profissionais que venham a se envolver no ambiente da cadeia produtiva do café, esta edição da Visão Agrícola espera trazer, de forma documentada, o incentivo à participação de um número cada vez maior de profissionais, como dizem "diferenciados"...Que trabalhem forte, com muito entusiasmo e qualidade; que tenham a humildade de reconhecer que as oportunidades de aprendizado existirão sempre; que saibam tomar decisões! Boa leitura, boa degustação de nosso café! Boa leitura!

José Vicente Caixeta Filho
Diretor da USP/ESALQ

Copyright © 2003- , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
REVISTA VISÃO AGRÍCOLA
Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
PABX.: (19) 3429-4249 - visaoagricola@usp.br