AD Scientific Index 2021 destaca docentes do campus Luiz de Queiroz

Pela excelência e reconhecimento pelos pares nas pesquisas que desenvolvem, docentes do campus Luiz de Queiroz foram destacados pelo AD Scientific Index 2021, ranking que apresenta os cientistas mais influentes do Mundo e da América Latina.

A lista completa contempla 812 brasileiros, entre eles José Alexandre Melo Demattê e Ricardo Antunes Azevedo, respectivamente do departamento de Ciência do Solo e departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Luiz Antonio Martinelli, Luciano Martins Verdade  e Carlos Clemente Cerri, ambos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), unidade da USP em Piracicaba, também foram listados.

Citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto estão entre os tópicos integrantes da lista, ou seja, o ranking AD Scientific publica sua análise e classificação contemplando desempenho científico e valor agregado da produtividade de cada cientista.

Solos – Professor titular pelo departamento de Ciência do Solo da Esalq, José Alexandre Melo Demattê coordena os grupos Espectroscopia de Reflectância de solos do Brasil (CNPq), Grupo de Pesquisa Geotecnologias em Ciência do Solo (Geocis) e Global Soil Satellite Sensing Group (GOSSATS). Participa atualmente como coordenador do Laboratório de Espectroscopia da Esalq (Nível Premium-Projeto Glosolan, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e desenvolve o projeto Biblioteca Espectral de Solos do Mundo (FAO).

Genética – Lotado no departamento de Genética da Esalq, Ricardo Antunes Azevedo é Editor Chefe do periódico Annals of Applied Biology e atua na área de Genética Fisiológica e Bioquímica de Plantas, com ênfase em Botânica (Ecofisiologia Vegetal), atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo de aminoácidos e nitrogênio, e estresse oxidativo por metais pesados. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Agrárias. É Fellow da The World Academy of Sciences (TWAS) na área de Ciências Agrárias.

Isótopos – Luiz Antonio Martinelli é professor titular da Universidade de São Paulo, lotado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Campus de Piracicaba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Dinâmica de Ecossistemas Tropicais utilizando isótopos estáveis como traçadores dos ciclos do carbono, nitrogênio e água.

Ecologia – Luciano Martins Verdade é professor Associado III do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação do Programa Biota / Fapesp, da Comissão Paulista de Biodiversidade e do Species Survival Commission / IUCN. Pesquisa atualmente na área de Ecologia Evolutiva Aplicada, com especial interesse em manejo de fauna em paisagens agrícolas e processos adaptativos de vertebrados a alterações antrópicas.

Matéria orgânica – Carlos Clemente Cerri atuou como professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP desde 1975. Especializou-se na pesquisa sobre a dinâmica da Matéria Orgânica do Solo em ecossistemas naturais e modificados pelas práticas agrícolas, pecuária e reflorestamento. Publicou mais de 250 artigos científicos em revistas indexadas nacionais e do exterior, 40 capítulos de livros no Brasil e no exterior e é editor de 6 livros. Nascido em 1946, o professor Carlos Cerri faleceu em abril de 2017.

Clique aqui e confira a lista completa AD Scientific Index 2021.

Texto: Caio Albuquerque (19/11/2021)

Edição 402