
Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 5 de maio é considerado o Dia da Higienização das Mãos. Para celebra a data e destacar a conscientização necessária com o ato, o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²), desenvolveu uma campanha educativa em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e o público em geral sobre a importância desse hábito simples e essencial para a saúde.
A iniciativa foi estruturada a partir de materiais visuais didáticos e de fácil compreensão, abordando desde orientações práticas até informações sobre os momentos adequados para a higienização das mãos. Entre os conteúdos apresentados, destacam-se recomendações como a correta lavagem com água e sabão, o uso complementar de álcool em gel 70% e cuidados no manuseio de superfícies, como torneiras e toalhas, reforçando que apenas o uso de água não garante uma higienização eficaz. Anexo, segue o cartaz desenvolvido pelo grupo e distribuido aos setores e departamentos internos pela Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz.
Também foi produzido um vídeo, em parceria com a Divisão de Comunicação da Esalq, publicado no Instagran oficial da Esalq. (Assista).
A campanha também detalha o passo a passo da lavagem adequada das mãos, enfatizando a necessidade de friccionar todas as partes — palmas, dorso, entre os dedos, unhas e punhos — e orienta sobre a secagem com papel toalha descartável. Além disso, chama atenção para situações do cotidiano em que a higienização é indispensável, como antes das refeições, após o uso do banheiro, ao chegar da rua, após tossir ou espirrar, entre outras.
Outro ponto relevante da ação é a contextualização da data, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que reforça a higienização das mãos como uma medida fundamental para prevenir doenças, proteger a saúde coletiva e garantir a segurança dos alimentos.
Ao traduzir conceitos técnicos em linguagem acessível e visualmente atrativa, o Gema² reforça o papel da extensão universitária na disseminação do conhecimento científico, contribuindo para a promoção da saúde e para a formação de uma sociedade mais consciente e informada.
Texto: Caio Albuquerque (05/05/2026)