Guia de uso das Listas de E-mail do campus

(crédito: Gerhard Waller)

 

O que é?

Para facilitar a comunicação da comunidade universitária, o Campus Luiz de Queiroz possui um serviço de listas de e-mail. Por ele os interessados podem enviar informações via e-mail para a comunidade do Campus. Essas listas abrangem as contas dos servidores e alunos cadastradas nos sistemas corporativos da USP, agrupadas pelas categorias. Cada lista recebe o nome do grupo adicionado o endereço @esalq.usp.br.

A divulgação via listas é moderada, ou seja, a aprovação depende de análise prévia do interesse ou pertinência institucional, evitando assim o uso indevido dessa ferramenta. Os moderadores das listas, indicados pelos dirigentes das unidades locais, fazem a análise de forma anônima e, portanto, não há possibilidade de recurso das decisões tomadas.

Funcionamento

O remetente envia uma mensagem para a lista desejada; A mensagem passa por um moderador analisar se a referida mensagem está de acordo com as regras de divulgação e, se liberada, a mensagem é enviada para todos os e-mails cadastrados na respectiva lista.

Para ser analisada, a mensagem deve ser enviada tendo como remetente uma conta institucional (@usp.br). Caso contrário, a mensagem será automaticamente descartada pelo sistema.

Por exemplo, para enviar uma mensagem para todos os alunos de graduação da Esalq, o remetente deve inserir no campo destinatário o e-mail alunosgr-l@esalq.usp.br . A mensagem será enviada para os moderadores, que farão a análise e se for aprovada, a mensagem será enviada a todos os e-mails cadastrados no Sistema Júpiter.

Os usuários receberão a mensagem, que apresentará no cabeçalho:

De: (e-mail do remetente)
Para: alunosgr-l@esalq.usp.br
Data: data do envio

ATENÇÃO: caso receba uma mensagem pelas listas e queira responder à mensagem, deve-se enviar mensagem para o endereço de e-mail que consta no campo “De” no cabeçalho da mensagem recebida e não utilizar o recurso “Responder”.

Gerenciamento

As listas de e-mail são gerenciadas pelo Centro de Tecnologia da Informação Luiz de Queiroz. Os e-mails para recebimento das mensagens enviadas por meio das listas são aqueles que estão cadastrados nos Sistemas USP:
- servidores docentes e não docentes: MarteWeb
- alunos de graduação: JúpiterWeb
- alunos de pós-graduação: JanusWeb

Por ser um espelho do Sistema, para alterar o e-mail é necessário que o próprio usuário faça a alteração.

Para que pode ser usada

As listas de e-mail são para uso acadêmico e administrativo do Campus Luiz de Queiroz e, para tanto, a mensagem deve obrigatoriamente:
- Estar relacionado às rotinas administrativas e acadêmicas das Unidades locais: Esalq, Cena, Prefeitura do Campus, CeTI-LQ e Unidade Básica de Saúde (Ubas) – Piracicaba.
- Ser relevante para todo o corpo docente e/ou discente e/ou de funcionários.
- Ser encaminhada pelo responsável direto (necessariamente com vínculo USP e por meio de conta institucional 'xxx@usp.br') pela informação programada ou chefia do departamento/serviço/seção das Unidades locais.
- Indicar telefone, site e e-mail para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas sobre o informe enviado, preferencialmente, do local responsável pela informação (dados impessoais).

O envio dos informes a serem veiculados com datas programadas deve ser feito com, pelo menos, três dias úteis de antecedência.

Podem ser divulgados:
- Rotinas e avisos administrativos das Unidades
- Eventos promovidos pela Esalq (grupos de extensão, departamento, etc), desde que devidamente cadastrados no Serviço de Cultura e Extensão Universitária
- Eventos acadêmicos de interesse da comunidade esalqueana.

O que não pode ser divulgado pelas listas:
- Convites para festas e celebrações que não contenham cunho institucional, notícias sobre pautas eleitorais, manifestações, reivindicações e protestos.
- Mensagens que contenham palavras, imagens ou vídeos de baixo calão, pornográficas, violentas, de cunho político, religioso, racista, discriminatório, de qualquer forma ofensivo ou ainda que possam constranger a comunidade acadêmica.
- Qualquer informação que apresente opinião pessoal, ou que fira o princípio de isonomia da instituição, conforme o Artigo 3º do Código de Ética da USP, que diz: “A ação da Universidade, respeitadas as opções individuais de seus membros, pautar-se-á pelos seguintes princípios:
I – a não adoção de preferências ideológicas, religiosas, políticas, e raciais, bem como quanto ao sexo e à origem;
II – a não adoção de posições de natureza partidária;
III – a não submissão a pressões de ordem ideológica, política ou econômica que possam desviar a Universidade de seus objetivos científicos, culturais e sociais.

Caso tenha um assunto que não envolva os interesses acadêmicos, sugere-se o emprego de esforços próprios de comunicação com o respectivo público alvo.

Mais informações em http://www.esalq.usp.br/normas-e-procedimentos-de-utilizacao-das-listas-de-e-mails

 

Edição 456