Estudo identifica estratégias de manejo que otimizam o uso capim-elefante por vacas leiteiras

Autor: 
Guilhermo Francklin de Souza Congio
Orientador: 
Sila Carneiro da Silva
Programa: 
Ciência Animal e Pastagens
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
Mon, 08/10/2018 - 08:00


Estratégias simples de manejo são capazes de aumentar a produtividade e rentabilidade, além de reduzir os principais impactos ambientais de sistemas de produção de leite em pastagens

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), identificou estratégias de manejo que otimizam o uso de capim elefante para vacas leiteiras. A pesquisa é de Guilhermo Francklin de Souza Congio, com orientação do professor Sila Carneiro da Silva, do departamento de Zootecnia e mostrou que estratégias simples de manejo são capazes de aumentar a produtividade de leite em 51%. “O mais interessante é que essas estratégias de manejo não oneram o custo dos sistemas de produção, ou seja, todo o benefício da maior produção de leite por hectare retorna na forma de lucro ao produtor”, diz o autor.

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o pesquisador teve bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 

Texto: Caio Albuquerque
Video: Divisão de Comunicação da Esalq

Foto: Gerhard Waller