Disciplina - detalhe

60 horas

Docentes responsáveis
Marie Anne van Sluys

Objetivo
Permitir ao aluno o reconhecimento dos diferentes tipos de elementos transponíveis e de suas características, além de introduzir aspectos evolutivos e funcionais relativos a esses elementos genéticos. O curso visa também fornecer subsídios, inclusive de metodologia, para que os alunos possam interpretar criticamente dados recentes nessa área que são publicados em grandes quantidades na literatura.

Conteúdo
Diversidade dos elementos de transposição (TEs); Distribuição dos TEs entre os diferentes organismos; Modos de mobilização; Consequências da presença e atividade dos TEs nos genomas em que se inserem; TEs como fonte de inovação genética; Evolução dos TEs e seu impacto nos genomas; Atuação dos TEs nos processos de desenvolvimento de plantas; Ferramentas biotecnológicas desenvolvidas a partir dos TEs; Metodologia de bioinformática associada ao estudo de elementos de transposição.

Bibliografia
Buchanan, Bob B., Wilhelm Gruissem, and Russell L. Jones, eds. Biochemistry and molecular biology of plants. John Wiley & Sons, 2015.
Baxevanis, A. D. & Ouellette B. F. F. 2001. Bioinformatics. Wiley Inter Science, New York, pp. 470.
Carareto CMA, Monteiro-Vitorello CB & Van Sluys MA. 2015. Elementos de transposição: diversidade, evolução, aplicações e impacto nos genomas dos seres vivos. Rio de Janeiro: SciELO-Editora FIOCRUZ.
Lewin, B. 2000. Genes VII. Oxford Univ. Press, Oxford, pp. 990.
Lodish, H. et al. 2000. Molecular Cell Biology. Freeman, New York, pp. 1084.
Matioli, S. R. Fernandes FMC (Ed.), 2012. Biologia Molecular e Evolução. Editora Holos, Ribeirão Preto, pp. 256
Menck CFM & Van Sluys M.A. (Ed), 2017 Genetica Molecular Básica, Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, pp.528.
Minelli A, 2018. Plant Evolutionary Developmental Biology: The Evolvability of the Phenotype. Cambridge: Cambridge University Press.
Taiz L, Zeiger E, Møller IM & Murphy A. (6Ed), 2015. Plant Physiology and Development. Sunderland, MA: Sinauer Associates.