Get to know the Postgraduate Program in Genetics and Plant Breeding from ESALQ/USP

 

Informações gerais

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPG-GMP) sediado no Departamento de Genética da ESALQ/USP, teve início em 1964, atuando em nível de Mestrado, e desde 1970 em nível de Doutorado. O PPG-GMP é um dos pioneiros na USP, sendo o mais antigo em sua criação, na formação de recursos humanos em Genética e Melhoramento de Plantas no país.  O PPG-GMP tem um histórico sólido, constante, e inovador nos estudos em Genética no Brasil, com reconhecimento internacional. Além disso, o PPG-GMP é um dos melhores programas na Área de Agrárias no Brasil onde já formou mais de 1000 profissionais que atuam no desenvolvimento da agricultura e ciências básicas em Instituições públicas e privadas. 

PPG-GMP oferece disciplinas que podem ser classificados como introdutórias, de maneira a fornecer uma base generalista e avançadas, onde discussões são induzidas em áreas essenciais a um desenvolvimento profissional em genética aplicada a agricultura e ciências básicas. Os docentes do programa contam com projetos financiados por Agências de Fomento a Pesquisa em nível Federal e do estado de São Paulo, sendo que a pesquisa em sua maioria é realizada em colaboração com os pós-graduandos e instituições internacionais. Nosso programa conta com um moderno ambiente laboratorial, assim como oferece facilidades para a pesquisa em casa-de-vegetação e experimentos em campo.

Os docentes do nosso Programa atuam como revisores ou editores em periódicos de destaque na área e de circulação internacional. Estudantes auto-motivados e de alto-desempenho podem participar em projetos colaborativos com Instituições de Pesquisa Internacionais e dentro de programas de duplo-diploma.  Os egressos do PPG-GMP atuam com sucesso em uma ampla variedade de organizações que incluem universidades, e institutos de pesquisa públicos e privados, no Brasil e no exterior, onde eles estabelecem lideranças em suas áreas.

Escopo

Nossos estudantes estão interessados em pesquisas relacionadas à genética de plantas que vão desde as cultivadas, as nativas ou espécies modelos, incluindo poliplóides, assim como os aspectos moleculares da sua interação com microrganismos e outros organismos. Os docentes do programa atuam nas seguintes grandes áreas do conhecimento: Genética quantitativa, estatística genética e melhoramento genético, Genética molecular e biologia de sistemas e Genética de populações, evolução, conservação e citogenética.

Visão, missão e valores

A Missão do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPG-GMP) da ESALQ/USP é: Formar mestres e doutores de excelência, capazes de desenvolver novos conhecimentos, atuar no setor público e privado e em ensino e pesquisa em Genética. Desenvolver ciência fundamental de alta qualidade, cujos resultados aplicados devem levar ao desenvolvimento econômico e social do nosso país.

Nosso Programa tem como visão: Ser reconhecido nacional e internacionalmente como um dos melhores programas de Genética e Melhoramento de Plantas, mantendo-se como referência em todas as suas áreas de atuação. Manter-se na vanguarda do conhecimento com vistas às necessidades atuais e futuras do nosso país, atendendo às demandas da sociedade com uma visão inovadora.

Entre os principais valores que consideramos essenciais ao cumprimento dessa missão e concretização de nossa visão, destacamos: Integridade. Respeito à diversidade. Trabalho em equipe e espírito de colaboração. Ética na prática da pesquisa. Inovação e criatividade. Responsabilidade socioambiental. Indissociabilidade das atividades de ensino e pesquisa.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas.

 

 

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
19/07/2024
08h00
Daniele Paschoal
Doutorado
Dissecando a especificidade do hospedeiro na patogênese dos isolados dos biótipos-S e C de Moniliophthora perniciosa, o agente causador da vassoura-de-bruxa do cacaueiro

Banca: Antonio Vargas de Oliveira Figueira (Presidente), Maria Carolina Quecine Verdi, Alessandra Alves de Souza, Daniela Paula de Toledo Thomazella
23/07/2024
14h00
André Arruda Lima
Mestrado
Caracterização do mutante do receptor de membrana At5g01950, SALK_009439

Banca: Daniel Scherer de Moura (Presidente), Nubia Barbosa Eloy, Victor Alexandre Vitorello
30/07/2024
13h00
Melina Prado
Doutorado
Otimizando programas de melhoramento com o uso de ferramentas modernas: estudos de caso em arroz e framboesa

Banca: Roberto Fritsche Neto (Presidente), Júlio César do Vale Silva, Kaio Olimpio das Graças Dias