Critérios de seleção

Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto
 

Eliminatório - Primeira Etapa

Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova específica de sua subárea de concentração escolhida no formulário de inscrição e uma redação (dissertativa-argumentativa) de temas atuais da área florestal.
Não será permitido o uso de nenhuma espécie de consulta para a realização da prova.
A prova específica valerá 60% da média e a redação valerá 40% da média, ou seja: Nota Prova Específica x 0,6 + Nota da Redação x 0,4 = Média Final das Provas.

Os candidatos que obtiverem notas abaixo de 5,0 para o curso de Mestrado, 6,0 para os cursos de Doutorado ou Doutorado Direto em qualquer uma das provas serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Eliminatório – Segunda Etapa

Os candidatos deverão apresentar em data publicada na página do Programa o comprovante do teste de proficiência em língua inglesa conforme Regimento da CPG da Esalq/USP, capítulo VI – Da proficiência em línguas.

Classificatório - Terceira Etapa

Os candidatos aprovados nos critérios eliminatórios passarão para o próximo processo de seleção classificatório que ocorrerá após a primeira matrícula, onde serão avaliados:
- Currículo Lattes (publicações; estágios; bolsas e participações em eventos científicos), conforme critérios a seguir:

1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) em eventos

1.1 Resumo publicado (0,5 ponto)

2. Produção científica e tecnológica

2.1 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) (0,5/cada até 2,5)

2.2 Capítulo em livro científico (1 ponto)

2.3 Livro científico (1 ponto)

2.4 Patente registrada/publicada (1 ponto)

Iniciação Científica (1 ponto)

Programa de Educação Tutorial (PET), monitorias e estágios vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso) (1 ponto)

Pós-graduação Lato sensu (1 ponto)

Experiência profissional na área do candidato (1 ponto)

Cálculo da Classificação Final

A Prova de Redação será de 60%, a Avaliação Curricular será de 40%, ou seja, a Nota da Prova de Redação * 0,6 + Nota da Avaliação Curricular * 0,4.

Importante: O candidato aprovado na avaliação eliminatória, não ingressará no Programa nos seguintes casos: (a) Quando não houver vagas disponíveis na área escolhida pelo candidato ou ainda se o aluno competiu por vaga com outros candidatos pela mesma área e obteve média final abaixo dos outros candidatos; (b) Se houver alguma informação utilizada em seu currículo e/ou em seu projeto que não seja verídica; (c) Se não cumprir com a proficiência em inglês até a data limite divulgada na página do Programa e (d) Em casos que não cumpram com o regimento USP e o Regulamento deste Programa.