O Mosaico Educo-Florestal Agroecológico de Itatinga é um grupo multidisciplinar formado por estudantes da graduação e pós graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, em parceria com a OCA - Laboratório de Política e Educação Ambiental, Programa USP Recicla e Prefeitura Municipal de Itatinga (PMI). O grupo se reune semanalmente para elaborar atividades, cursos e vivências a serem desenvolvidas na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI) com as temáticas de Arborização Urbana, Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Dentre os seus objetivos, estão: reafirmar o compromisso socioambiental da USP, estimular a aproximação da população de Itatinga com a Estação e divulgar suas potencialidades para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas.

Imagem 01: Visita ao aterro interditado do município de Itatinga com os ingressantes de Gestão Ambiental de 2019.

Imagem 02: Composteira estática de aeração passiva instalada na EECFI junto a estudantes de engenharia florestal da ESALQ e de outras universidades do país, durante o Programa de Estágio Supervisionado de férias, realizado todos os anos durante os meses de janeiro e julho.

Imagem 03: Vivência Agroecológica realizada durante o mês de Abril de 2019.

Imagem 04: Sistema Agroflorestal na área "Pomar" da EECFI.