O mercado de cartões de crédito foi ampliado e somos uma grande área de meios de pagamento.
Estamos presentes diariamente na vida de boa parte dos brasileiros, que fazem seus pagamentos
utilizando as funções débito e crédito, que podem portar cartões pré-pagos ou crédito tradicional, clientes
que transacionam presencialmente ou pela internet, no Brasil e no exterior. Tudo isso em um ambiente
altamente impactado por novas tecnologias: carteiras virtuais, bitcoins e novos canais de relacionamento
com o cliente em que temos que nos adaptar com agilidade.
Temos um público diversificado e um desafio de qualidade e rentabilidade. Um desafio permanente é o de
identificar os perfis de cada cliente, adequando a oferta de produtos à necessidade real de cada um deles,
nos diferenciando da concorrência e trazendo valor agregado ao nosso cliente, em um ambiente
competitivo como o do mercado financeiro. Acredito que outro desafio do setor seja o de expandir a base
total de clientes, acompanhando o crescimento da classe média no Brasil e da oportunidade de sermos
uma porta de entrada para clientes não bancarizados, ampliando o papel atual dos cartões de crédito.
Que tipo de profissional esse mercado espera?
Percebo que o mercado financeiro como um todo, independente da área de atuação específica (como
negócios, produtos, back office ou financeira, por exemplo), busca profissionais dinâmicos, que se
adaptam com agilidade e têm boa percepção do ambiente. Com tantas variáveis socioeconômicas em
permanente estado de mudança, quem se adapta primeiro é quem sai na frente.
A pró-atividade e a busca por simplificação e inovação são pilares fundamentais para se destacar em um
mercado em que os clientes têm a percepção de serem commodities. Ter uma atitude de dono e fazer
acontecer são diferenciais que permeiam toda a estrutura, do atendimento ao cliente aos executivos do
negócio e, a meu ver, condição é condição fundamental para o reconhecimento profissional.
Alessandra Postali
Estagiária de Jornalismo