Clipping semanal - - page 23

USP ESALQ – A
SSESSORIA DE
C
OMUNICAÇÃO
Veículo: Aqui Acontece
Data: 07/04/2015
Caderno/Link:
-
tem-primeiros-professores-titulares
Assunto: Centro de Ciências Agrárias tem primeiros professores titulares
Centro de Ciências Agrárias tem primeiros professores titulares
Uma comissão especial de avaliação constituída pelos professores Sérgio Florentino Pascholati, da
Escola de Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); Riselane de Alcântara Bruno, da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Dacio Rocha Brito, da Universidade Estadual de Alagoas
(Uneal); aprovou nos dias 23 e 24 de março, os docentes Edna da Rocha Amorim, Abel de Albuquerque e
Paulo Vanderlei Ferreira nas defesas de seus memoriais acadêmicos, tornando-os os primeiros
professores titulares (Classe E) do Centro de Ciências Agrárias(Ceca) da Universidade Federal de
Alagoas (Ufal).
O processo para a aprovação contou com duas etapas de avaliação. Na primeira etapa, os docentes
foram avaliados com base em suas atividades nos últimos dois anos de atuação, por uma comissão
interna à Ufal. Após a aprovação na primeira etapa, os professores foram submetidos a uma segunda
avaliação, feita por uma comissão especial formada por três docentes titulares externos. Nesta última, o
candidato apresenta seu memorial acadêmico que consiste no conjunto de atividades de ensino, produção
intelectual, pesquisa, extensão e gestão desenvolvidas desde seu ingresso na universidade.
Os três professores foram alunos do Ceca, apresentam destacada produção científica e lecionam há mais
de 30 anos na Ufal. A docente Edna atua na área de Fitopatologia (estudo das doenças de plantas), o
professor Abel dedica seus estudos à área de Uso, Manejo e Conservação dos Solos, enquanto o
professor Paulo Vanderlei realiza estudos na área de Melhoramento Genético de Plantas. Paulo Vanderlei,
que obteve o título de doutorado em 1983, esperou mais de 20 anos por uma oportunidade para se tornar
professor titular, durante a avaliação se destacou e obteve nota máxima nas etapas de avaliação.
Para o diretor do Ceca, Gaus Andrade, a aprovação dos professores representa uma consolidação da
unidade acadêmica. "A ascensão de categoria dos docentes do Ceca é muito importante, pois alunos
graduados chegaram ao topo da carreira docente. A imagem da unidade se fortalece tanto dentro quanto
fora da Ufal. Tais professores são exemplos para docentes ingressantes e para os estudantes de
graduação e pós-graduação do Ceca. Além disso, o fato deles lograrem com tal êxito é mais um motivo
para se sentirem motivados a produzir ainda mais", ressaltou.
1...,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22 24,25,26,27,28,29,30,31,32,33,...56
Powered by FlippingBook