Clipping semanal - - page 19

USP ESALQ – A
SSESSORIA DE
C
OMUNICAÇÃO
Veículo: Dourados Agora
Data: 06/04/2015
Caderno/Link:
-
lombadas-no-transito
Assunto: Estudo avalia eficiência de lombadas no trânsito
Estudo avalia eficiência de lombadas no trânsito
Portal do Trânsito
Com o objetivo de analisar as intervenções de segurança viária de ondulações transversais (lombadas
convencionais) e redutores eletrônicos de velocidade (lombadas eletrônicas) no Brasil, o economista
Florian Schumacher realizou tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Economia
Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).
A discussão desse tema é muito importante, porque os acidentes de trânsito são uma das principais
causas de óbitos e lesões corporais no Brasil e no mundo, e geram grande impacto econômico e social,
afirma o pesquisador.
Um levantamento realizado pelo Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS)
revela que, em 2010, foram registradas 40.989 ocorrências que terminaram em óbitos, no país. No mesmo
ano, o Brasil ficou na sexta colocação entre 87 países analisados quanto à taxa de mortalidade por 100
mil habitantes em acidentes de trânsito.
A pesquisa envolveu a simulação de situações hipotéticas de trânsito para ponderar os impactos que as
lombadas convencionais (quebra-molas) e eletrônicas exercem sobre o número de acidentes, o tempo de
percurso, a qualidade do ar e o consumo de combustível.
Os resultados mostraram que as lombadas eletrônicas não são custo-eficientes sob a maioria das
condições de tráfego devido ao seu elevado custo.
Diferentemente das lombadas eletrônicas, as convencionais são eficientes sob a maioria das condições de
tráfego, mas implicam em uma série de impactos colaterais, tais como o atraso de veículos de
emergência, a penalização de pessoas com necessidades especiais e a penalização indiscriminada de
todos os motoristas, explica Schumacher.
Segundo o economista, muitas lombadas convencionais são implementadas de forma irregular (sem
sinalização adequada ou com dimensões não regulamentadas), podendo causar acidentes ao invés de
reduzi-los.
Para ele, o benefício da pesquisa é a consciência de que é necessário reduzir o custo de colocação das
lombadas eletrônicas e zelar mais pela implantação regular e criteriosa, bem como pela manutenção
periódica das lombadas convencionais. Para tornar o uso de lombadas eletrônicas viável, é preciso que
haja incentivo à redução de seu custo.
Schumacher foi orientado pelo professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e
Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da (ESALQ-LOG), José
Vicente Caixeta Filho.
A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).(Portal
do Trânsito)
1...,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18 20,21,22,23,24,25,26,27,28,29,...56
Powered by FlippingBook