ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


BREVE HISTÓRICO

 

 

EVOLUINDO DA ENGENHARIA RURAL PARA ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
  Prof. Dr. Marcos Vinícius Folegatti


        Em 1970, como resultado da reforma universitária implantada pela USP, surgiram os departamentos, estabelecidos pelas cadeiras afins. Reuniram-se as Cadeiras nºs 6, 15 e 23 (Engenharia Rural, Mecânica Agrícola e Topografia e Estradas, respectivamente) formando-se então o Departamento de Engenharia Rural.

        Desde a sua criação o Departamento de Engenharia Rural tem aumentado suas áreas de trabalho, e a partir de maio de 2009, amplia ainda mais sua atuação com a transferência de oito docentes, de toda infraestrutura humana e material e das disciplinas de graduação da Área de Física e Meteorologia do Departamento de Ciências Exatas.

 

        A evolução nas áreas de atuação desde sua criação, ampliada com a referida transferência, mostra que o Departamento de Engenharia Rural está agora com sua missão voltada aos estudos do manejo e controle dos recursos hídricos, das estruturas hidráulicas, da armazenagem de produtos, dos processos de transferência de matéria e energia no solo, na planta e na atmosfera, da bioclimatologia, das construções rurais e ambiência, da mecanização agrícola, da topografia, do geoprocessamento e de outros, envolvendo não apenas os sistemas estritamente rurais.

        Além da fronteira rural, destaca-se a atuação nos estudos de planejamento de bacias hidrográficas, no tratamento e uso da águas residuais, no controle do uso da água em parques e jardins, na automação de máquinas e implementos, no geoprocessamento aplicado ao estudo de paisagens, no monitoramento ambiental e no uso de técnicas de rastreamento.

        Com essa missão, o nome que melhor qualifica e, portanto, melhor identifica atualmente o Departamento de Engenharia Rural é Departamento de Engenharia de Biossistemas.

        O nome Engenharia de Biossistemas, já consagrado na maioria das Universidades do mundo, é apropriado para definir as atuais e futuras tendências do desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e ensino desta área, tendo em vista que integra as áreas relacionadas à Engenharia Rural, porém ampliando seu escopo de aplicação, não só às questões agrárias, mas também às biológicas e ambientais, ou seja, a interface do ambiente com a sociedade e o ecossistema.

 

Prof. Dr. Marcos Vinícius Folegatti

Suplente do Chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas
LEB/ESALQ/USP



Informação enviada ao LEB-ESALQ-USP em 8/12/2009


 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br