ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


 

 

 


Prof. Dr. José Antonio Frizzone

 


JOSÉ ANTONIO FRIZZONE

Professor Titular

Departamento de Engenharia de Biossistemas
Área de Hidráulica
ESALQ - USP

e-mail: frizzone@usp.br

Fone: +55 19 34478544 - ramal 8544


 

a  Curriculum Lattes
a  Rede de Colaboração
a  Diretório de grupos de pesquisa
a  SciELO- Artigos completos
  ResearcherID
  Researchgate
  Scopus
a  Google Scholar

 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1986). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP nos períodos 03/2003 a 03/2007 e 03/2011 a 03/2013. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da ESALQ/USP no período 11/2002 a 11/2008. É o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) que tem sede na ESALQ/USP e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado de: Metrologia, Normalização e Qualidade em Irrigação e Drenagem. Coordena o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acarau-CE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, hidráulica de sistemas de irrigação, otimização do uso da água, evapotranspiração, fertirrigação e simulação.

(Texto informado pelo autor em 10/06/2015)

 


Linhas de Pesquisa:

1. Fruticultura Irrigada
2. Técnicas de otimização aplicadas ao planejamento da irrigação
3. Manejo da irrigação
4. Hidráulica de sistemas de irrigação
5. Enriquecimento da água de irrigação com dióxido de carbono e seus efeitos na produtividade das culturas

Áreas de Atuação:


1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação e Drenagem / Especialidade: Irrigação.
2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Conservação de Solo e Água.
3. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica / Especialidade: Hidráulica.
4. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica / Especialidade: Hidrologia.



Formação acadêmica/Titulação:

 
1996 Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Modelo de programação linear para otimizar o uso da água em Perímetros Irrigados e sua aplicação no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Ano de obtenção: 1996.
Palavras-chave: Programação linear; Otimização; Maximização de lucro; Alocação de água.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação e Drenagem / Especialidade: Irrigação.
Setores de atividade: Irrigação e drenagem.
1983 - 1986 Doutorado em Agronomia .
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
Título: Funções de Resposta do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) a lâminas de água e doses de nitrogênio, Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Antônio Fernando lordelo Olitta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, , .
Palavras-chave: Irrigação; Lâmina ótima; Adubação; Dose ótima.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.
Setores de atividade: Irrigação e drenagem.
1978 - 1979 Mestrado em Engenharia Agrícola (Conceito CAPES 5) .
Universidade Federal de Viçosa - UFV, Brasil.
Título: Distribuição e freqüencia de precipitações na Região de Viçosa, MG, Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: Salassier Bernardo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, , .
Palavras-chave: Precipitação; Probabilidade; Distribuição Gama.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Irrigação e Drenagem.
Setores de atividade: Irrigação e drenagem.
1981 - 1981 Especialização em Irrigação e Métodos de Extensão . (Carga Horária: 360h).
Ministério de Relações Exteriores Divisão de Cooperação Internacional.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, , .
1973 - 1977 Graduação em Agronomia .
Universidade Federal de Viçosa - UFV, Brasil.

Projetos de Pesquisa:

2012 - Atual
Aplicação de SIG e Sensoriamento Remoto no SAI do Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú

Descrição: O objetivo deste projeto é aplicar técnicas de Sisstema de Informação Geográfica - SIG e sensoriamento remoto no projeto SAI do DIstrito de Irrigação do Baixo Acaraú no estado do Ceará.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Jose Antonio Frizzone - Coordenador / Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Christopher M. U. Neale - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

 

2012 - Atual

Técnicas de Benchmarking para Auditoria Energética e Gestão da Irrigação

Descrição: O objetivo desta proposta é viabilizar a concessão de uma bolsa ao Dr. Juan Ignacio Córcoles Tendero como Bolsista Jovem Talento BJT para desenvolver atividades na ESALQ/USP e no INCT-EI durante um ano. Um dos principais objetivos do período do Dr. Córcoles no Brasil, será desenvolver dentro do Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante SAI, os serviços de auditoria energética, tendo como base, a sua experiência com o Projeto SIAR em Castilla La Mancha. O projeto SAI é co-financiado pelo CNPq e busca implantar um serviço piloto de assessoramento ao irrigante no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (DIBAU), no estado do Ceará. É uma parceria entre o INCT-EI com o INOVAGRI. Dentre os incrementos que este pesquisador dará aos projetos da ESALQ/USP e do INCT-EI, podemos citar: - Análises do funcionamiento do Projeto SAI mediante técnicas de Benchmarking , com a finalidade de conhecer a gestão de cada uma, estabelecendo propostas de indicadores que permitam utilizar estas ferramentas de forma rápida e simples. - Desenvolvimento de Auditorías Energéticas no DIBAU, com a finalidade de otimizar o uso da energía nas áreas irrigadas em comum, detectando possíveis deficiências nas instalações de bombeamento e implantando medidas de melhora. - Colaborar com orientações de pesquisas de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Jose Antonio Frizzone - Coordenador / Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / DOUGLAS RIBEIRO GARCIA - Integrante / José Aguiar Beltrão Júnior - Integrante / Christopher M. U. Neale - Integrante / Juan Ignácio Corcóles - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2012 - Atual

Bases Científicas do Assessoramento para a Melhoria da Irrigação

Descrição: A pesquisa participativa, que envolve todas as partes interessadas (irrigantes, gerentes comunidades de irrigantes, agentes de extensão, pesquisadores), facilitará, através do Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, a adoção de novos conceitos, técnicas e práticas de irrigação garantindo a sustentabilidade e competitividade da agricultura irrigada no Brasil e na Espanha. O objetivo desta proposta é viabilizar a concessão de uma bolsa ao Dr. Luciano Mateos como Pesquisador Visitante Especial PVE para desenvolver atividades na ESALQ/USP e no INCT-EI durante três anos. Juntamente com esta bolsa, o Projeto terá ainda custeio e um bolsista SWE e outro PDJ com financiamento do CNPq. O plano de trabalho terá duas linhas paralelas, mas interligadas: 1) o desenvolvimento conceitual e técnico-científico característicos de um SAI novo e 2) série de atividades de atualização e desempenho da área de irrigação piloto do SAI, localizado no DIBAU. O laboratório de observação e experimentação, a área irrigada piloto, será o Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (DIBAU), no estado do Ceará, Brasil. Este distrito cobre 8335 ha explorados por 501 agricultores organizados em uma comunidade irrigantes. As parcelas são de tamanho pequeno (8 ha). Médio (16-18 ha) e grandes (80-200 ha), cultivadas com fruteiras e olerícolas, destinados ao mercado nacional e a exportação. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Jose Antonio Frizzone - Coordenador / Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Luciano Mateos - Integrante / Alexsandro Cláudio dos Santos Almeida - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2011 - 2013

Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação sobre Normalização e Qualidade da Irrigação e Drenagem - REQUAI

Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver, implantar e difundir um modelo de serviço de Assessoramento ao Irrigante que possa viabilizar a inserção da metrologia, da normalização e da qualidade na irrigação e drenagem brasileira. Para isso, será necessária a constituição de uma rede de pesquisa que contribuirá para a melhoria da qualidade da irrigação, auxiliados por uma rede de laboratórios de ensaios de excelência em equipamentos de irrigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Francisco de Souza - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - Cooperação / Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Cooperação.

 

2009 - 2011

Embalagens Plásticas Biodegradáveis para Hidrogel como Método de Irrigação Suplementar

Descrição: O objetivo do projeto aqui descrito é desenvolver embalagens para água na forma de gel (hidrogel), inteligentes e biodegradáveis, com a finalidade de ser utilizada na irrigação de canteiros, de forma que maximize em termos quantitativos e qualitativos, o fornecimento de água às plantas, visando também uma possível aplicação na agricultura familiar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Integrante / Francisco de Souza - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / André Ferreira Aguiar - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2008 - 2009

Produtividade de água e os impactos econômicos da irrigação em uma pequena bacia do sul da Espanha

Descrição: O manejo de irrigação tem sido ao longo do tempo negligenciado pelos planejadores públicos e tem recebido pouquíssima atenção, principalmente nos estados nordestinos do Brasil, onde até hoje, pouco crédito foi dado a esta atividade. Em se tratando dos perímetros públicos de irrigação brasileiros, estes são alvo de constantes insucessos em modernizações que, geralmente, não dão retorno ao investimento realizado. Talvez o maior desafio não seja nenhuma tecnologia de irrigação nova, mas buscar maneiras de reduzir as grandes diferenças em eficiência técnica, rendimento e produtividade da água entre as que podem ser encontradas dentro dos sistemas de irrigação, sejam eles novos ou antigos. Na Espanha, a Zona Regable Genil-Cabra, Colectividad Santaella que se situa a 45 minutos do centro de Córdoba e aonde o IAS/CSIC tem uma grande atuação em pesquisa e difusão tecnológica. Neste Distrito de Irrigação, existe uma forte atuação do setor público auxiliando o setor privado para viabilizar pesquisas aplicadas e onde os produtores são os maiores beneficiados. Baseado nesta experiência e nos conceitos citados é que este projeto de pesquisa pretendeu seguir e assim buscar dimensionar a eficiência da irrigação e a produtividade de água em uma área irrigada do Sul da Espanha. Desta forma teremos uma metodologia de avaliação visando a possibilidade de aplicação em área irrigadas brasileiras, bem como do exemplo de uma experiência de inserção de pesquisa e inovação pelo setor público em áreas irrigadas. O objetivo geral era avaliar o comportamento da irrigação definindo a eficiência da irrigação, produtividade de água e indicadores econômicos de campanhas anuais de irrigação, bem como estimar os impactos originados pelos auxílios que a pesquisa e a inovação tecnológica propiciaram a um setor de um perímetro irrigado do sul da Espanha durante os anos de atuação. É um projeto de pesquisa desenvolvido como estágio doutoral no IAS/CSIC e requisito parcial para obtenção do título de Dout.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Luciano Mateos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

 

2005 - 2008

Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação II

Descrição: O Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação do CENTEC de Sobral, por meio de um projeto anteriormente aprovado, foi construído visando a certificação destes equipamentos, o que é um ato pioneiro no país. Este novo projeto foi submetido ao Edital TIB - 06/2005 - Linha 1 e aprovado em 11/08/05 pela Diretoria Executiva da FINEP, no valor de R$ 451.796,00. Contempla a complementação da infra-estrutura do Laboratório, além de viabilizar a acreditação ao INMETRO. Por meio de bolsas, este projeto dá condições de se formar um corpo técnico capacitado e objetiva também a qualificação deste em laboratórios de renome no exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Tarlei Arriel Botrel - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Manoel Valnir Júnior - Integrante / Raimundo R Gomes Filho - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2005 - 2007

Desenvolvimento de mudas de cafeeiro cultivadas em tubetes e submetidas a diferentes níveis de déficit hídrico

Descrição: O objetivo deste trabalho é gerar informações tecnológicas que orientem os produtores no manejo adequado da irrigação por ascensão na produção de mudas de cafeeiro em tubetes, determinando as implicações envolvidas na utilização deste método. O experimento será conduzido em uma casa de vegetação na área experimental do Setor de Irrigação e Drenagem do Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP, no município de Piracicaba-SP. As mudas utilizadas no experimento serão de cafeeiro da cultivar Catuaí Vermelho. O sistema de irrigação será por sub-irrigação. O controle da irrigação será realizado através da variação de peso das mudas, devido a perda de água por evapotranspiração. No processo de controle dos pesos serão utilizadas células de carga, que monitorarão a variação de peso de um conjunto de tubetes denominado conjunto controle. O delineamento experimental seá em blocos casualizados com quatro repetições. As parcelas serão constituídas de 36 tubetes. Cada parcela conterá seis níveis de depleção da máxima capacidade de retenção de água do substrato (MCRA). Os níveis de depleção serão: 5%; 10%; 20%; 30% e 40% da MCRA. Palavras-chave: Cafeeiro; mudas; irrigação; tubetes; depeção de água. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Kelte Resende Arantes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

 

2004 - 2005

Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação

Descrição: O objetivo do projeto é dotar a Região Nordeste do Brasil de um Laboratório de Ensaios em equipamentos de Irrigação, levando desenvolvimento tecnológico na área da irrigação. Este laboratório sera formatado para receber o credenciamento do INMETRO e realizará ensaios para as empresas fabricantes, desenvolvimentos de novos produtos e treinamentos aos produtores e técnicos da área.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Integrante / Tarlei Arriel Botrel - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Manoel Valnir Júnior - Integrante / Raimundo R Gomes Filho - Coordenador.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2001 - 2003

Efeito de lâminas de irrigação e doses de condicionador de solo na produção de mudas de cafeeiro

Descrição: Avaliaram-se, em casa de vegetação, as interações entre tamanho de tubetes, quantidade de água e doses de condicionador, na produção de mudas de cafeeiro. Adotou-se o delinemamento experimental de blocos casualizados em esquema de parcelas sub-divididas com 4 repetições. As parcelas foram constiruídas por lâminas de irrigação, sendo 4 níveis baseados na evaporação (EV) de um minitanque automatizado (50%; 75%; 100% e 125%) da EV) e um nível adicional, denominado controle. Essas parcelas foram representadas por 20 bancadas, sendo cada uma dividida em duas subparcelas, representadas por tubetes de diferentes volumes (60 e 120 cm3). Nas sub-parcelas foram avaliadoas diferentes doses de condicionador (0; 2,5; 5; 7,5 e 10 kg/m3 de substrato). Palavras-chave: caffeeiro; formação de mudas; irrigação; tubetes; substrato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Eliezer Santurbano Gervásio - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6

 

2001 - 2003

Efeitos de doses de CO2 e de potássio aplicados via água de irrigação na cultura do meloeiro (Cucumis melo L.) em ambiente protegido

Descrição: O enriquecimento da água de irrigação com CO2 e a fertirrigação se impõem como práticas a serem adotadas, visando o aumento da produtividade e da qualidade física e química de frutos de melão. Os objetivos desse trabalho foram estudar os efeitos de diferentes doses de dióxido de carbono (CO2) e de potássio (K2O), aplicadas através da irrigação por gotejamento sobre o meloeiro rendolhado cultivado em ambiente protegido, quanto a absorção de nutrientes, a processos fisiológicos, ao desenvolvimento e crescimento das plantas, aos aspectos de produção, às características de qualidade dos frutos: física (espessura e firmeza da polpa, diâmetros transversal e longitudinal) e química (acidez total, pH e teor de sólidos so´lúveis totais), e na eficiência de uso de água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Silvana da Silva Cardoso - Integrante / Boanerges Siqueira d'Albuquerque Júnior - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

 

2000 - 2002

Fertirrigação por gotejamento no maracujazeiro amarelo

Descrição: Os objetivos do projeto foram estudar os efeitos de níveis de irrigação e doses de potássio aplicados via água de irrigação por gotejamento no desenvolvimento e no estado nutricional das plantas, na produtividade e na quallidade de frutos; avaliar a eficiência de uso da água pelo maracujazeiro; determinar níveis de irrigação e doses de potássio que maximizam a produtividade física e econômica; e determinar a evapotranspiração e o coeficiente de cultivo. Palavras-chave: Passiflora edulis, consumo de água; fertirrigação; lâmina de irrigação; doses de potássio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Valdemício Ferreira de Sousa - Integrante / Cristina Miranda de Alencar - Integrante / Ariovaldo Antônio Tadeu Lucas - Integrante / Rodrigo Alessandro de Lima Correa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 5


Projetos de extensão


2010 - 2012
INOVÁGUA - Sensibilização de empresas relacionadas com a agricultura irrigada para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade

Descrição: Este projeto objetiva difundir a importância da inovação para agricultores e empresas de agricultura irrigada como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade visando incentivar a implantação de atividades inovadoras na irrigação e um conseqüente uso racional da água na agricultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Integrante / Francisco de Souza - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Coordenador / Manoel Valnir Júnior - Integrante / Joaquim Moreira Viana - Integrante / DOUGLAS RIBEIRO GARCIA - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - Cooperação.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação

Descrição: Aprovado pelo MCT com a proposta submetida ao edital para criação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologias INCT (Edital 015/2008 do CNPq), o INCTEI terá uma estrutura inédita no país em termos de Engenharia da Irrigação, com recursos iniciais aprovados de 2,5 milhões de reais, com subseqüentes aportes para projetos setoriais garantidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, através do CNPq e também com o aval da Fundação de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAPESP. As três Instituições que participam deste novo Instituto são: a Universidade de São Paulo USP, através da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ; o CEFET Ceará, através do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação - LEEI, da Unidade CEFET de Sobral-CE e O INOVAGRI como difusor de tecnologia. A sede do novo INCT ficará na ESALQ em Piracicaba-SP. Para o envio da proposta seria necessária a participação de parceiros internacionais e foram articuladas pelo Instituto as participações para este projeto dos seguintes parceiros internacionais: Instituto de Agricultura Sostenible - IAS/CSIC, em Córdoba-Espanha, a Universidad Catilha-La Mancha UCLM, em Albacete-Espanha e o Centro Francês de Pesquisa em Engenharia na Agricultura e Meio Ambiente CEMAGREF por meio de sua Unidade de Aix-em-Provence FR, nas pessoas de Luciano Mateos, José Maria Tarjuelo e Bruno Molle respectivamente, com a participação destes pesquisadores como consultor internacional do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Marcos Vinícius Folegatti - Integrante / Rubens Duarte Coelho - Integrante / Tarlei Arriel Botrel - Integrante / Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Sérgio Nascimento Duarte - Integrante / Jarbas Honório de Miranda - Integrante / Manoel Valnir Júnior - Integrante / Raimundo R Gomes Filho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Instituto Centro de Ensino Tecnológico - Cooperação.


Outros Projetos


2010 - 2011
I Workshop de Ciência e Tecnologia na Irrigação - WORK CTI

Descrição: Nos dias 21 e 22 de junho de 2011 o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação, organizou o I Workshop de Ciência e Tecnologia em Irrigação O objetivo do evento é possibilitou aquisição e troca de informações sobre engenharia e manejo da irrigação através de palestras e discussões, difundindo os múltiplos usos da irrigação e suas diversas formas, para possibilitar o conhecimento de novas tecnologias. Dentre os nomes presentes como palestrantes estavam Richard Allen (Univeristy of Idaho), Christopher Neale (Utah State University) e José Maria Tarjuelo (Universidad Castilla La-Mancha)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Coordenador / Marcos Vinicius Folegatti - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2010 - 2010

III Workshop de Inovações Tecnológicas na Irrigação - III WINOTEC

Descrição: Objetiva-se com este projeto viabilizar a realização do III Workshop sobre Inovações Tecnológicas na Irrigação - WINOTEC, visando não só dar consistência aos assuntos discutidos no I evento como também antenar-se com as novas tendências e tecnologias aplicadas à agricultura irrigada; além de consolidar o WINOTEC como uma ferramenta de discussão, produção científica, troca de experiências e de oportunidades, no já pungente seguimento do agronegócio brasileiro. Para isto, o evento contará, a exemplo do primeiro (2007) e do segundo, com a participação de pesquisadores renomados a nível nacional e internacional no meio tecnológico e acadêmico, Universidades, Centros Tecnológicos, Instituições de pesquisa, pesquisadores, professores, estudantes, empresários do setor agro-ambiental e demais interessados na convivência sustentável do homem ao meio em especial no bioma tão frágil que é o semi-árido brasileiro. Os congressistas terão oportunidade de apresentarem e publicarem trabalhos, assistirem: palestras, mesas redondas, participarem de grupos de trabalho, com enfoque nas inovações tecnológicas, planejamento, gestão e novas tecnologias aplicadas na irrigação que possam ser utilizadas no Nordeste brasileiro e em outras regiões, ressalvadas adequações necessárias..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jose Antônio Frizzone - Integrante / Francisco de Souza - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante / Manoel Valnir Júnior - Coordenador / Raimundo R Gomes Filho - Integrante.
Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


 

 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br