ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


 

 

 


Prof. Dr. Jarbas Honório de Miranda

 


JARBAS HONORIO DE MIRANDA

Professor Associado - 2

Departamento de Engenharia de Biossistemas
Área de Física e Meteorologia
ESALQ - USP

e-mail: jhmirand@usp.br

Fones: +55 19 34294123 ou 34294283 - ramal 210

 

a  Curriculum Lattes
a  Rede de Colaboração
a  Diretório de grupos de pesquisa
a  SciELO- Artigos completos
  ResearcherID

  Researchgate
  Scopus

a  Google Scholar

Arquivos para Download:

- ASABE Meeting 2015

- INTRANET

 


Disciplinas:


- LEB 200 - Física do Ambiente Agrícola

- LEB 1440 - Hidrologia e Drenagem

 

 

 

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Goiânia-GO) em 1990. Possui Especialização pelo Curso Internacional em Irrigação e Drenagem (convênio Brasil-Espanha) em 1990. No período de 1990 a 1995 atuou em empresas de assistência técnica (Programador de Computadores) e escritórios de Planejamento Agrícola. Em 1996 iniciou o o Mestrado em Irrigação e Drenagem (ESALQ/USP) (Modelo para simulação da dinâmica da água em sistemas de drenagem subterrânea e cálculo do espaçamento econômico entre drenos), concluindo em 1997. Em 1998, iniciou o Doutorado em Irrigação e Drenagem (ESALQ/USP) (Modelo para simulação da dinâmica de nitrato em colunas verticais de solo não saturado), concluindo em 2001. No período de 1999 a 2001 foi Professor Visitante da Universidade Federal de Lavras, junto ao Departamento de Engenharia. Desde 2002 atua como Docente da ESALQ/USP, junto ao Departamento de Engenharia de Biossistemas. Em 2007 tornou-se Professor Associado e a partir de 29/09/12 foi promovido a Professor Associado 2 pela Comissão Central de Avaliação para a Progressão de Nível na Carreira Docente (CCAD/USP). Em 2012, concluiu o Pós-Doutorado em Irrigação e Drenagem, junto ao Department of Agricultural and Biological Engineering (ABE), University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) (Development of breakthrough curves for evaluating transport parameters for computational modeling of nitrate transport in Illinois). Na Graduação ministra as Disciplinas de Física do Ambiente Agrícola. Na Pós-Graduação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (ESALQ/USP) ministra as Disciplinas: 1) Modeling water flow and solute transport in soil and groundwater, 2)Controle de Águas Naturais (Drenagem). Orienta (Mestrado e Doutorado) com ênfase nas linhas de pesquisa em Irrigação e Drenagem: Desenvolvimento e aplicação de softwares aplicados à dinâmica da água e solutos no solo, simulação da posição de lençol freático, produtividade de cultivos, monitoramento da umidade do solo, ajustes numéricos e elaboração de Breakthrough Curves. Desde 2009, atua em pesquisas e em colaboração internacional com Professores/Pesquisadores da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) (Department of Agricultural and Biological Engineering) e a University of Kentucky (EUA). É Membro Regular do CIGR na Section I Board (Board Member of CIGR Section I Land and Water Engineering), Membro da American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE-EUA), Membro do ASABE Committee SW-23 Drainage (EUA) e em 2015 foi eleito Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (ESALQ/USP) (Conceito CAPES: 5,0) (02/2015 a 02/2017).

(Texto informado pelo autor em 10/06/2015)

 


Linhas de Pesquisa:

1. Irrigação
2. Drenagem de Terras Agrícolas
3. Modelagem matemática em Irrigação e Drenagem
4. Física do Ambiente Agrícola

Áreas de Atuação:

1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação e Drenagem
2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Modelagem Dinâmica da Água e Solutos no Solo.

Prêmios e Títulos:

2008 Recognition Award (in recognition of your distinguished contribution to the success of the CIGR International Conference 2008, International Commission of Agricultural Engineering (CIGR).
2004 Honra ao Mérito como co-autor do melhor trabalho apresentado em sessão oral da Área de Engenharia de Àgua e Solo do XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2004, Associação Brasileira de Engenharia Agrícola-SBEA.
2001 Professor homenageado pela Turma de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Lavras.
2001 Reconhecimento do Departamento de Engenharia pela Atuação como Professor e Amizade Estabelecida, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Engenharia.
1991 Primeiro Lugar em Curso de Programação, Universidade Federal de Uberlândia.

 


Formação acadêmica/Titulação:

 
2007 Livre-docência.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq USP.
Título: Modelos computacionais aplicados à engenharia de água e solo - Desenvolvimento de uma linha de pesquisa, Ano de obtenção: 2007.
Palavras-chave: Modelagem; Drenagem; dinâmica de solutos.
1998 - 2001 Doutorado em Irrigação e Drenagem .
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq USP
Título: Modelo para simulação da dinâmica de nitrato em colunas verticais de solo não saturado, Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Sergio Nascimento Duarte.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem; nitrato; solutos; dinâmica de solutos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: IRRIGAÇÃO E DRENAGEM.
Setores de atividade: Informática; Irrigação e drenagem.
1996 - 1997 Mestrado em Irrigação e Drenagem .
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq USP
Título: Modelo para simulação da dinâmica da água em sistemas de drenagem subterrânea e cálculo do espaçamento econômico entre drenos, Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Marcos Vinícius Folegatti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem; drenagem subterrânea; espaçamento econômico.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: IRRIGAÇÃO E DRENAGEM.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Informática.
Setores de atividade: Informática; Irrigação e drenagem.
1989 - 1989 Especialização em Engenharia de Irrigação Métodos de Irrigação . (Carga Horária: 480h).
PRONI/UFG/FUNAPE e o Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Espanha.
Título: Especialização em Irrigação e Drenagem.
1984 - 1988 Graduação em Agronomia .
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Projetos de Pesquisa:

2014 - Atual
FAPESP 8: Modelagem da extração de água e nutriente pela cultura do milho utilizando o modelo SWAP

Descrição: Estimativas confiáveis do conteúdo de água no solo, em especial na rizosfera, são essenciais para o manejo adequado da produção agrícola, bem como para o emprego racional dos recursos hídricos a serem aplicados. Outrossim, os impactos inerentes ao manejo inadequado da água/nutrientes neste sistema podem ocasionar: a contaminação dos mananciais hídricos, o desperdício de recurso financeiros na aquisição e aplicação excessiva de nutrientes via água de irrigação e a aceleração do processo de salinização solo, resultante do acumulo de sais em seu perfil. Desta forma, o conhecimento da concentração de nutrientes presentes na solução do solo, próximas a raiz e ao longo do desenvolvimento da cultura, representam uma importante informação para o correto manejo da fertirrigação. A modelagem dos processos envolvidos pode, muitas vezes, ser utilizada como alternativa à experimentação. Dentre os diversos modelos destacam-se o SWAP e o HYDRUS. Não obstante, para a obtenção de simulações confiáveis é necessário o conhecimento preciso das propriedades físico-hídricas do solo, que podem ser determinados em laboratório ou com dados de campo. Outro aspecto limitante à aplicação da modelagem é carência por sensores que informem o potencial matricial do solo em tempo real de forma automatizada. A técnica da Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR) vem se mostrando uma ferramenta importante para essa finalidade. A TDR tem sido usada para a avaliação do movimento de solutos no solo e, com a calibração e metodologia adequadas, tem se apresentado como uma ótima ferramenta para o estudo da dinâmica da solução no solo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador / Martinus Theodorus van Genuchten - Integrante / Isaac de Matos Ponciano - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2014 - Atual

Chamada Pública MCT/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad, Processo 552.317/2011-0.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Francismar de Medeiros em 07/08/2014.

Descrição: (2014 - 2015) Cooperação acadêmica e científica entre o programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da Universidade Federal Rural do Semi Árido, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo financiado pelo CNPq - Edital CT - AÇÃO TRANSVERSAL / Chamada Pública MCT/CNPq/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad, Processo 552.317/2011-0..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Sergio Nascimento Duarte - Integrante / José Francismar de Medeiros - Coordenador / Quirijn de Jong van Lier - Integrante / Sérgio Luiz Aguilar Levien - Integrante / Fernando Campos Mendonça - Integrante / Nildo da Silva Dias - Integrante / Indalécio Dutra - Integrante / Rafael Oliveira Batista - Integrante / Luis Cesar de Aquino Lemos Filho - Integrante / Manoel Januário da Silva Júnior - Integrante / Vladimir Batista Figueirêdo - Integrante / Francisco de Queiroz Porto Filho - Integrante / José Espínola Sobrinho - Integrante / Mauro Aparecido Martinez - Integrante / Fernando Falco Pruski - Integrante / Antônio Alves Soares - Integrante / Alisson Carraro Borges - Integrante / Everardo Chartuni Mantovani - Integrante.

 

2013 - Atual

(Informal International Collaborative Project) A comprehensive analysis of the unsaturated soil hydraulic and contaminant transport properties of tropical soils

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Martinus Theodorus van Genuchten - Coordenador / Maria C. Barbosa - Integrante / Camila R. Bezerra Coelho - Integrante / Nobuo Toride - Integrante / Elizabeth M. Pontedeiro - Integrante / Amir Raoof - Integrante.

 

2010 - 2012

FAPESP 7 - Aplicação de diferentes doses de vinhaça via gotejamento subsuperficial na cana-de-açúcar e suas implicações no solo e na planta

Descrição: A preocupação ambiental com os recursos hídricos devido à escassez de água, a expansão da área de cana-de-açúcar e, conseqüentemente, o aumento na produção do etanol são de grande relevância para o cenário agroindustrial atual. Assim sendo, ocorre aumento na geração de subprodutos do álcool, tal como a vinhaça. O grande volume de vinhaça e sua aplicação em áreas de cana-de-açúcar vêm sugerindo novas pesquisas em relação ao deslocamento de seus componentes químicos ao longo do perfil de solo e as respostas da planta a doses de vinhaça. O projeto de pesquisa objetiva estudar a aplicação de vinhaça via gotejamento em cana-de-açúcar e suas implicações no solo e na planta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Rubens Duarte Coelho - Integrante / Marcos Vinícius Folegatti - Coordenador / João Alberto Lelis Neto - Integrante / Fábio Jordão Rocha - Integrante.

 

2009 - 2012

CNPq 6 - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação - INCTEI

Descrição: Aprovado pelo MCT com a proposta submetida ao edital para criação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologias INCT (Edital 015/2008 do CNPq), o INCTEI terá uma estrutura inédita no país em termos de Engenharia da Irrigação, com recursos iniciais aprovados de 2,5 milhões de reais, com subseqüentes aportes para projetos setoriais garantidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, através do CNPq e também com o aval da Fundação de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAPESP. As três Instituições que participam deste novo Instituto são: a Universidade de São Paulo USP, através da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ; o CEFET Ceará, através do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação - LEEI, da Unidade CEFET de Sobral-CE e O INOVAGRI como difusor de tecnologia. A sede do novo INCT ficará na ESALQ em Piracicaba-SP. Para o envio da proposta seria necessária a participação de parceiros internacionais e foram articuladas pelo Instituto as participações para este projeto dos seguintes parceiros internacionais: Instituto de Agricultura Sostenible - IAS/CSIC, em Córdoba-Espanha, a Universidad Catilha-La Mancha UCLM, em Albacete-Espanha e o Centro Francês de Pesquisa em Engenharia na Agricultura e Meio Ambiente CEMAGREF por meio de sua Unidade de Aix-em-Provence FR, nas pessoas de Luciano Mateos, José Maria Tarjuelo e Bruno Molle respectivamente, com a participação destes pesquisadores como consultor internacional do projeto. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Rubens Duarte Coelho - Integrante / Marcos Vinícius Folegatti - Integrante / José Antonio Frizzone - Coordenador / Durval Dourado Neto - Integrante / Manoel Valnir Júnior - Integrante / Raimundo Rodrigues Gomes Filho - Integrante / Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima - Integrante.

 

2009 - 2011

FAPESP 6 - Metodologia para estimar concentrações de íons nitrato e potássio no solo utilizando reflectometria no dominio do tempo (TDR)

Descrição: O monitoramento de íons no solo constitui-se em uma das principais práticas de manejo da fertirrigação, sendo que a avaliação da condição iônica da solução do solo gerado pela irrigação localizada tem sido pouco estudada e é normalmente realizada por meio de amostragens do solo ou por extratores de solução do solo, os quais apresentam algumas limitações. Nesse sentido, a Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR) é uma alternativa para essa avaliação, uma vez que permite a obtenção de valores de condutividade elétrica da solução do solo (CEw) a partir da condutividade elétrica aparente (CEa), bem como, da umidade do solo (). Portanto, ao permitir o estabelecimento de relações entre CEw de um dado íon na solução do solo e relacionando-o com a CEa e , de posse dos dados estimados, além de se determinar a distribuição dos íons no solo em tempo real e em curtos intervalos de tempo, pode-se também realizar um balanço nutricional dos respectivos íons no solo (no caso da presente pesquisa, nitrato e potássio), possibilitando em etapas posteriores quantificar a absorção desses nutrientes pelas plantas. Diante disso, objetiva-se com a presente pesquisa utilizar a TDR tanto para estimativa, quanto para efetuar um balanço nutricional das concentrações dos íons nitrato e potássio no solo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador / Alisson Jadavi Pereira da Silva - Integrante / Eugênio Ferreira Coelho - Integrante.

 

2009 - 2011

CNPq 7 - Edital Universal 2009 - Aplicação do modelo HYDRUS-1D para simulação do perfil de umidade e solutos no solo

Descrição: A preocupação com o destino de produtos químicos e água, aplicados ao solo, tem motivado vários pesquisadores a desenvolverem e aplicarem modelos teóricos, objetivando descrever os processos físicos envolvidos no transporte desses produtos no perfil do solo. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo a aplicação do modelo Hydrus-1D para simulação do movimento da água e dos íons nitrato e potássio, em condições de laboratório, utilizando-se para tal, colunas segmentadas preenchidas com dois tipos de solo não-saturado (Latossolo Vermelho Amarelo e Nitossolo Vermelho), bem como, avaliar o desempenho e sensibilidade do referido modelo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador / Richard Cooke - Integrante.

 

2009 - 2010

CNPq 5 - Edital Universal - Colaborador - Modelagem de processos de escoamento e transferência de massa reativa em meio variavelmente saturado

Descrição: 1) Integração de processos geoquímicos de transferência de massa em meio variavelmente saturado: muitos modelos têm sido desenvolvidos nos últimos anos para estudar transporte de contaminantes reativos em cenários reais de campo. Grande parte dos processos geoquímicos vem sendo estudada via de regra de forma independente do fluxo de fluidos e do transporte. Existe uma carência desses modelos integrados no caso da zona não saturada, entre a superfície do solo e a lâmina de água subterrânea, onde os conteúdos de umidade e os processos de fluxo de fluidos podem ser altamente variáveis no tempo e no espaço. O Coordenador deste Projeto está envolvido no desenvolvimento do modelo HP1, que é o primeiro software integrando todos os processos relevantes ao nível de escala de campo. 2) Aplicações dos códigos Hydrus-1D e HP1 para migração de radionuclídeos naturais em áreas de mineração usando dados de local e de laboratório envolvendo solos tropicais: são necessários testes de robusteza do código HP1 para uma série de aplicações envolvendo transporte geoquímico multicomponente, e compará-lo com outros softwares. Realizar testes de robusteza numérica dos modelos, e avaliar a flexibilidade em modelar problemas reais em território brasileiro, envolvendo solos tropicais. Ambos códigos têm sido utilizados na modelagem de transporte de metais pesados, drenagem ácida e poluente advindos de áreas de mineração e beneficiamento de minérios, com transporte de radionuclídeos e contaminação de aqüíferos, assim como avaliar a performance de barreiras permeáveis reativas. 3) Desenvolvimento de procedimentos para estimar propriedades hidráulicas de solos tropicais utilizando modelagem em escala de campo: o procedimento de problema inverso tem sido desenvolvido pelos pesquisadores do LTTC/DEM/UFRJ para uma variedade de problemas de engenharia mecânica e difusão de solutos e problemas de transporte advectivo-dispersivos. Atualmente o LTTC possui métodos avançados pa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Martinus Theodorus van Genuchten - Coordenador / Renato Machado Cotta - Integrante / Hélcio Rangel Barreto Orlande - Integrante / João Nazareno Quaresma - Integrante / Carolina Palma Naveira - Integrante / João Vitor Cabral Ayres - Integrante / Paulo Henrique da Silva Moreira - Integrante / Vinicius S. Sabino - Integrante / Su Jian - Integrante / Otto Corrêa Rotunno Filho - Integrante / Elizabeth May Pontedeiro - Integrante / Jesus Perez Guerrero - Integrante / Maria Helena Taddei - Integrante / Paulo F. L. Heilbron Filho - Integrante / Vanusa Maria Feliciano Jacomino - Integrante / Diederik Jacques - Integrante / Dirk Mallants - Integrante / Boris Faybishenko - Integrante / Yakov Pachepsky - Integrante / Jirka Simunek - Integrante / Mchael Young - Integrante / David Robinson - Integrante / Brian Andraski - Integrante / Steven Yabusaki - Integrante / C. A. J. Appelo - Integrante / Harry Vereecken - Integrante.

 

2008 - 2010

CNPq 4 - Edital Universal - 2007 - Processo: 480686/2007-6

Descrição: A citricultura trata-se de uma atividade de extrema importância, tanto econômica quanto social, para o Brasil e em termos tanto mundiais quanto de recursos hídricos pode-se dizer que a água é um recurso natural não renovável, primordial para a manutenção da vida nas suas várias formas, cuja otimização de seu uso deve ser incentivada e implementada, como forma de prolongar a sua disponibilidade em quantidade e qualidade, para que seja viável seu consumo. Portanto, objetiva-se com o presente projeto de pesquisa avaliar processos de redistribuição da água, aplicada por meio do sistema de gotejamento, em um solo cultivado com a cultura da lima ácida Tahiti , mediante avaliação do perfil de umidade ou bulbo molhado (utilizando-se para tal um equipamento bastante atual, sonda Diviner 2000 ), quanto o perfil de solutos (nitrato), fornecendo assim, um embasamento para as práticas de manejo da irrigação nesta cultura, buscando dessa forma o uso racional da água, bem como o de fertilizantes, visando aspectos econômicos e ambientais. (R$ 19.968,00) .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador.
Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.

 

2008 - 2010

CNPq 3 - Colaborador - Estabelecimento de índices de vulnerabilidade de solos representativos do estado de são paulo à lixiviação de nitrato

Descrição: O íon nitrato (NO3-) consiste na forma mais oxidada de nitrogênio encontrada no solo sendo a ele normalmente adicionado por meio de adubações com fertilizantes minerais e orgânicos bem como a partir de aplicações de efluentes como os gerados em criações de suínos e a vinhaça produzida na agroindústria sucroalcoleira. Outras potenciais fontes de NO3- para o solo, cujas adequações ao uso agrícola vêm sendo estudadas nas últimas décadas, consistem no lodo e na água residuária gerados nas estações de tratamento de esgoto. Tendo em vista a crescente expansão da área cultivada com cana-de-açúcar no estado de São Paulo e a necessidade de aumento do número de municípios paulistas que passem a contar com estações de tratamento de esgoto, tem-se a expectativa de aumento no aporte de nitrato nos solos agrícolas do estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Marcelo Eduardo Alves - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2008 - 2009

FAPESP - Colaborador - Influência dos ânions sulfato e nitrato na liviviação de bases trocáveis em latossolos com teores similares de argila e diferentes mineralogias

Descrição: A aplicação do gesso agrícola em solos cujas camadas subsuperficiais apresentam barreiras químicas à exploração radicular representadas por baixos teores de cálcio e por níveis elevados de alumínio constitui-se em uma prática que, em geral, tem reflexos positivos na produtividade das plantas cultivadas. A natureza química do gesso (~95% de CaSO4.2H2O) pode favorecer a lixiviação de cátions complexados pelo ânion SO42-; por outro lado, embora a tendência de complexação de bases trocáveis pelo ânion NO3- seja menor que a do ânion SO42-, observa-se na literatura relatos de sua aparente indução à lixiviação de Ca2+. O presente trabalho visa comparar as lixiviações de K+, Ca2+ e Mg2+ nas presenças dos ânions NO3- e SO42- em dois Latossolos que apresentam teores praticamente idênticos de argila e composições mineralógicas distintas. Por meio da realização de medidas de lixiviação de íons em colunas de solo e de especiações iônicas nos lixiviados pretende-se verificar a influência da formação de pares iônicos na movimentação dos cátions supracitados; do mesmo modo, pretende-se verificar os efeitos das composições mineralógicas das frações areia, silte e argila sobre essa movimentação. Finalmente, será verificada a potencialidade de utilização do fósforo remanescente (Prem) e do valor de pH medido em solução saturada de fluoreto de sódio (pH NaF) na estimativa da mobilidade dos íons com vistas à futura utilização dos mesmos em possíveis refinamentos do procedimento de recomendação de gessagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Marcelo Eduardo Alves - Coordenador.

 

2007 - 2009

FAPESP 4 - Monitoramento do perfil das concentrações de componentes químicos da vinhaça aplicada em diferentes tipos de solo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

2007 - 2009

FAPESP 5 - Monitoramento da dinâmica de solutos no solo aplicados via fertirrigação na cultura do amendoim

Descrição: Diante da importância econômica da cultura do amendoim, o desenvolvimento de técnicas para o monitoramento de solutos passa a ser fundamental tanto do ponto de vista de retorno econômico como também ao gerar um perfil de deslocamento dos solutos cálcio e potássio, sob a influência de variáveis climáticas, fornecendo subsídios para a aplicação de modelos computacionais pela obtenção de dados da relação água-solo-planta-clima. Portanto, objetiva-se com este trabalho monitorar a dinâmica dos solutos cálcio e potássio no solo, aplicados via fertirrigação na cultura do amendoim, diante da influência da radiação solar e de outras variáveis climáticas. Serão utilizadas no experimento doze caixas d água de eternit, onde serão consideradas três situações: a céu aberto, cobertura plástica com espessura de 100 micras e de 150 micras. Será adotado o delineamento inteiramente casualizado (DIC), no esquema fatorial 3 x 4, com 3 repetições, portanto, 12 tratamentos. Os fatores corresponderão às três situações de incidência da radiação solar e às 4 lâminas de irrigação (25%, 50%, 75% e 100% das concentrações de cálcio e potássio). As repetições corresponderão às três linhas de plantio que serão avaliadas em cada caixa de eternit. Em cada linha de plantio, serão cultivadas três mudas de amendoim, e serão instalados quatro extratores de solução, nas profundidades de 15 e 25 cm. Para o controle da lâmina de irrigação, será utilizado um tensiômetro para cada caixa. Os extratores e a técnica TDR auxiliarão no monitoramento do deslocamento dos íons cálcio e potássio no solo, mediante a aplicação da solução de nutrientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador / João Batista Ribeiro da Silva Reis - Integrante / Luís Ricardo Bérgamo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2005 - Atual

FAPESP 3 - Avaliação da influência dos íons cloreto e nitrato no deslocamento do íon potássio em colunas verticais de solo

Descrição: O íon potássio é absorvido pelo sistema radicular na forma de K+ e, a partir desse ponto, auxilia no desempenho de vários processos na planta, tais como, turgidez dos tecidos, ativação de enzimas envolvidas nos processos de respiração e fotossíntese, controle estomático, transporte de carboidratos, transpiração e na qualidade de frutos. Portanto, devido ao grande interesse e importância em se quantificar o destino e o transporte de elementos químicos em terras agrícolas, em particular o íon potássio, tendo em vista a sua importância, objetiva-se com esse trabalho: a) estimar e simular o deslocamento do íon potássio em colunas verticais preenchidas com três tipos de solo com texturas distintas (Latossolo Vermelho Amarelo, Fase arenosa, série Sertãozinho (Solo 1), Latossolo Vermelho Amarelo, Fase areno-argilosa (Solo 2) e Terra Roxa Estruturada (Solo 3), mediante a aplicação de soluções de Cloreto de Potássio (KCl) e Nitrato de Potássio (KNO3); b) avaliar se há influência no deslocamento do íon potássio devido à presença do íon cloreto (KCl) e nitrato (KNO3). Auxílio a Pesquisa: R$ 13.087,00 .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador / Guilherme Marengo Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2004 - Atual

FAPESP 1 - Estimativa de parâmetros de transporte de componentes químicos em diferentes tipos de solo aplicados à dinâmica de solutos

Descrição: Devido ao grande interesse em se quantificar o destino e transporte de elementos químicos no meio poroso, tendo em vista a preocupação com possíveis contaminações ambientais, objetiva-se com esse trabalho o desenvolvimento de um software que possibilite o ajuste de curvas da distribuição de concentração do efluente, obtidas mediante soluções analíticas de observações experimentais, em diferentes tipos de solo, possibilitando ao usuário a determinação dos respectivos parâmetros de transporte de solutos, para cada tipo de solo, cujos valores são de grande utilidade na modelagem computacional para prever o deslocamento miscível de componentes químicos no solo, bem como na obtenção de parâmetros de avaliação de possíveis impactos ambientais. Montante do Auxílio: R$ 16.596,00.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2004 - Atual

FAPESP 2 - Avaliação da influência dos íons cloreto e nitrato no deslocamento do íon potássio em colunas verticais de solo

Descrição: O íon potássio é absorvido pelo sistema radicular na forma de K+ e, a partir desse ponto, auxilia no desempenho de vários processos na planta, tais como, turgidez dos tecidos, ativação de enzimas envolvidas nos processos de respiração e fotossíntese, controle estomático, transporte de carboidratos, transpiração e na qualidade de frutos. Portanto, devido ao grande interesse e importância em se quantificar o destino e o transporte de elementos químicos em terras agrícolas, em particular o íon potássio, tendo em vista a sua importância, objetiva-se com esse trabalho: a) estimar e simular o deslocamento do íon potássio em colunas verticais preenchidas com três tipos de solo com texturas distintas (Latossolo Vermelho Amarelo, Fase arenosa, série Sertãozinho (Solo 1), Latossolo Vermelho Amarelo, Fase areno-argilosa (Solo 2) e Terra Roxa Estruturada (Solo 3), mediante a aplicação de soluções de Cloreto de Potássio (KCl) e Nitrato de Potássio (KNO3); b) avaliar se há influência no deslocamento do íon potássio devido à presença do íon cloreto (KCl) e nitrato (KNO3). .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Coordenador / Guilherme Marengo Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

 

2004 - Atual

CNPq 2 - Determinação de parâmetros de transporte do nitrato em colunas de solo preenchidas sob diferentes formas de amostragem

Descrição: Avaliando-se as características de solos tropicais percebemos que estes apresentam baixa CTC (capacidade de troca de cátions), cargas variáveis dependentes do pH, alta acidez, boa porosidade e alta permeabilidade, características que maximizam as perdas de nutrientes do solo pelo processo de lixiviação, principalmente nutrientes que se apresentam sob a forma aniônica como o nitrato (NO3-). Este íon em particular, ao longo do tempo poderá alcançar os lençóis freáticos e cursos de água causando enfermidades pelo consumo dessa água contaminada (cianose infantil ou Metahemoglobina) e muitos danos ambientais, tais como a eutrofização. Nesse sentido, objetiva-se com o presente trabalho determinar os parâmetros de transporte do nitrato, em diferentes tipos de solo, pela elaboração e ajuste de curvas de eluição, a qual retrata a progressão da percolação de nitrato no solo em relação ao tempo, empregando-se amostras de solos indeformadas e deformadas. Pretende-se com este procedimento, avaliar a correlação do deslocamento de nitrato entre esses diferentes métodos de amostragem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / Paulo Rossi - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2003 - Atual

CNPq 1 - Caracterização da dinâmica da água em solos irrigados por gotejamento na região de fruticultura irrigada no Agropolo Assu-Mossoró

Descrição: A caracterização da dinâmica da água no interior do bulbo úmido possibilita controlar as perdas por percolação profunda e aplicar água no momento e na quantidade adequada. O trabalho tem por objetivo estudar a redistribução de água no interior do bulbo úmido em diferentes solos de áreas irrigadas no agropolo assu-mossoró quando se utiliza emissores com diferentes vazões e tempo diferenciados de irrigação. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Jarbas Honorio de Miranda - Integrante / José Francismar de Medeiros - Integrante / Adilson David Barros - Integrante / Sérgio Luiz Aguilar Levien - Coordenador / Alexandre de M Fernandes - Integrante / Neyton de Oliveira Miranda - Integrante / José de Arimatea de Matos - Integrante / Cledionor F Mendonça Júnior - Integrante / Cleusirene Alves da Silva - Integrante / Celsemy Eleutério Maia - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.


 

 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br