ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


 

 

 


Prof. Dr. Thiago Libório Romanelli

 


THIAGO LIBÓRIO ROMANELLI

Professor Associado

Departamento de Engenharia de Biossistemas
Área de Mecânica e Máquinas Agrícolas
ESALQ - USP

e-mail: romanelli@usp.br

Fone: +55 19 34478523 - ramal 8523

 

a  Curriculum Lattes
a  Rede de Colaboração
a  Diretório de grupos de pesquisa
a  SciELO- Artigos completos
  ResearcherID
  Researchgate
  Scopus
a  Google Scholar

 

Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Biossistemas, ESALQ/USP. Atua nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Fluxos de Materiais e de Energia em Sistemas de Produção, Sustentabilidade, Análises de Ciclo de Vida. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (2000), mestre em Máquinas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (2003) e doutor em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2007), tendo sido Research Associate do Center for Environmental Policy da University of Florida (2005-2006), e Livre Docente em Mecânica e Máquinas Motoras pela Universidade de São Paulo (2013) .


(Texto informado pelo autor em 10/06/2015)


Formação acadêmica/Titulação:

 
2003 - 2007 Doutorado em Recursos Florestais (Conceito CAPES 4) .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Florida (Orientador:Mark T. Brown ).
Título: Sustentabilidade energética de um sistema de produção da cultura de eucalipto, Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Marcos Milan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, , .
Palavras-chave: Energia; Administração ambiental; Reflorestamento.
2001 - 2003 Mestrado em Máquinas Agrícolas (Conceito CAPES 3) .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Modelagem do balanço energético na alimentação suplementar para bovinos, Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Marcos Milan.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, , .
Palavras-chave: Administração ambiental; Balanço de energia; Fenação; Sistema de produção; Suplementos alimentares para animais; ensilagem.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal; Energia.
2003 - 2003 Aperfeiçoamento em Administração .
Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão. Ano de finalização: 2003.
1996 - 2000 Graduação em Engenharia Agronômica .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Projetos de Pesquisa:

2012 - Atual

Identificação de Parâmetros de Solo e Planta Determinantes no Manejo Sustentável da Cana-de-açúcar para Energia com Recursos de Agricultura de Precisão.

Descrição: A produção de biocombustíveis só se justifica se os seus impactos econômicos e ambientais forem favoráveis, em relação às fontes de energia similar, e se houver benefícios reais para todos os segmentos sociais diretamente envolvidos. Uma das inovações da ciência e tecnologia que deve ser incorporada à produção da cana-de-açúcar é a Agricultura de Precisão (AP): que permite ao produtor entender e controlar com maior precisão a inerente variabilidade espacial encontrada na lavoura visando à obtenção de maior produtividade, retorno econômico e respeito ambiental. Neste contexto, este projeto apresenta como objetivo geral a avaliação das causas da variabilidade espacial e temporal da produtividade da cana-de-açúcar, visando a otimização do manejo agrícola por meio de técnicas de AP, e como objetivo específico identificar os fatores, e suas interações, que mais influenciam a variabilidade espacial da produtividade e qualidade da cana-de-açúcar visando aprimorar modelos de diagnóstico agronômico e nortear o desenvolvimento de sensores, que permitam a determinação "on-the-go" , para complementar o conhecimento científico necessário para estender todo o potencial da AP como ferramenta efetiva de manejo da cultura em em escala comercial. Para isso, duas áreas com cultivo de cana-de-açúcar, cada uma com 50 ha, receberão manejo e avaliação de atributos químicos e físicos de solo e nutricionais de planta distintos (uma área com AP e aplicação de fertilizantes a taxa variada e a outra com manejo padrão da usina detentora das duas áreas de produção). Com este projeto de pesquisa procura-se contribuir com o conhecimento técnico/científico sobre a variabilidade espacial da produtividade agrícola da cultura, por meio de: levantamento de dados mais detalhados, que auxiliem no entendimento da resposta da cultura as variações das condições edafo-climáticas dentro dos canaviais, e assim, possa contribuir para a elaboração de novas estratégias de manejo da cultura, visando à verticalizaç.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Libório Romanelli - Integrante / José Paulo Molin - Integrante / Paulo Sérgio Graziano Magalhães - Coordenador / Ricardo Yassushi Inamasu - Integrante / Oscar Antonio Braunbeck - Integrante / Zigomar Menezes de Souza - Integrante / Gener Tadeu Pereira - Integrante.

 

2010 - 2012

Incorporação de energia na vida útil de uma colhedora autopropelida de cana-de-açúcar

Descrição: A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia da matriz energética brasileira, atrás somente do petróleo e seus derivados, tendo ultrapassado a participação das usinas hidrelétricas. Devido às leis ambientais a colheita manual, que demanda a queima dos canaviais, a colheita mecanizada tem expandido e conseqüentemente o uso das colhedoras autopropelidas. A mecanização apresenta um papel fundamental na utilização de energia no sistema de produção agrícola, sendo essa energia demandada não apenas pelo combustível consumido, mas na fabricação e manutenção do maquinário. O presente projeto visa determinar a demanda energética ao longo de toda a vida útil de uma colhedora autopropelida de cana-de-açúcar. Os resultados esperados são que a energia incorporada da colhedora seja determinada, bem como os fluxos de materiais, que poderão ser utilizados por outras metodologias que também se baseiam no ponto de vista físico de um processo para avaliá-lo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Thiago Libório Romanelli - Coordenador / Filipe Alonso Saad - Integrante / Edemilson José Mantoam - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

2009 - 2014

Sistemas de monitoramento, tomada de decisão, recomendação e intervenções para aplicação de fertilizantes em taxa variável e avaliação de indicadores de qualidade em lavouras com o uso de sensores de refletância para plantas e solo.

Descrição: : O esforço conjunto da equipe que desenvolve o projeto tem como objetivo atuar em uma ampla frente de trabalho relacionada com uma série de tipos de sensores e conceitos de sensoriamento aplicados ao manejo de lavouras e integração de informações de diferentes fontes e níveis em sistemas que permitam tomadas de decisão rápida, segura e acessível ao usuário agricultor. Os objetivos específicos são: - estudar amplamente o potencial de utilização de sensores óticos ativos para sensoriamento remoto próximo visando à decisão para aplicação de fertilizantes nitrogenados em culturas anuais e perenes, bem como a sua utilização específica para monitoramento de lavouras de cana-de-açúcar após o plantio para a mensuração de falhas paralelamente à operação de recobrimento ( quebra-lombo ); - paralelamente desenvolver as mesmas aplicações de sensoriamento remoto por imagens aéreas e orbitais visando à decisão para aplicação de fertilizantes nitrogenados em culturas anuais e perenes; - avaliar o potencial da utilização de sensores de solo, eletroquímicos e óticos, para a implementação de algoritmos de decisão para a aplicação, numa primeira fase, de corretivos de solo, em tempo real ou quase real; - conduzir estudos complementares envolvendo aspectos de qualidade de operações mecanizadas visando o futuro desenvolvimento de sensores para monitoramento de indicadores de qualidade em tempo real; - integrar estudos que abordem o conceito de balanço energético espacializado de sistemas de produção agrícola, contemplando prioritariamente a aplicação variável de insumos; - desenvolver um sistema de apoio a decisão para AP, disponível via web que permita aos usuários ter acesso a dados e a processamentos diversos, auxiliando na quantificação, no entendimento e no gerenciamento da variabilidade espaço-temporal em campo, integrando o conhecimento, os processos e os dados desenvolvidos/obtidos pela equipe do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Thiago Libório Romanelli - Integrante / Marcos Milan - Integrante / José Paulo Molin - Coordenador / Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Rubens Angulo Filho - Integrante / José Alexandre Melo Demattê - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Peterson Ricardo Fiorio - Integrante / Andre Riyhuiti Hirakawa - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Correa - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Máquinas Agrícolas JACTO S.A. - Cooperação.

 

2009 - 2012

Projeto Rede FertBrasil

Descrição: Projeto Rede FertBrasil no Macroprograma 1 da Embrapa Vinicius de Melo Benites / Embrapa Solos Projeto Componente 4: Avaliação ambiental Coordenadora: Cláudia Pozzi Jantalia Plano de Ação 4: Avaliação do Ciclo de Vida da Produção e Uso de fertilizantes Coordenadora: Joyce Maria Guimarães Monteiro / Embrapa Solos Atividade: Avaliação do Ciclo de Vida de Fertilizantes Nitrogenados e Fosfatados Selecionados Colaborador / Responsável pela atividade: Thiago Libório Romanelli Duração: 16 meses a começar do mês 24 Descrição: A Avaliação do Ciclo de Vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo as etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo até a disposição do produto final, considerando inclusive: a produção de energia; os processos que envolvem a manufatura; as questões relacionadas com as embalagens; o transporte; o consumo de energia não renovável; os impactos relacionados com o uso. Através dos dados obtidos no inventário desses fertilizantes, onde serão determinados os fluxos de material, serão determinados os fluxos de energia dos mesmos. Essa abordagem visa estabelecer os fluxos de energia, identificando a demanda total, a eficiência refletida pelo ganho líquido e pela relação produção/demanda, além da quantidade necessária para produzir os fertilizantes. Tais dados propiciarão conhecimento de como os sistemas de produção agrícolas gastam energia, o que é fundamental para a definição de políticas de estímulo à produção, ou de restrição do consumo, principalmente no tocantes às culturas de finalidade energética. Vale ressaltar que os fertilizantes são uma das principais causas na demanda de energia em sistemas agrícolas, principalmente os nitrogenados. Outro conceito que é adequado para a ACV dos fertilizantes é o conceito de emergia pois ele contabiliza apropriadamente a qualidade dos fluxos de matéria, energia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Libório Romanelli - Integrante / Vinicus de Melo Benites - Coordenador / Joyce Maria Guimarães Monteiro - Integrante / Adriana Marlene Moreno Pires - Integrante.
Financiador(es): EMBRAPA - Outra.

 

2009 - Atual

Ecologia e manejo florestal para uso múltiplo de várzeas do estuário amazônico

Descrição: Projeto "Ecologia e manejo florestal para uso múltiplo de várzeas do estuário amazônico" no Macroprograma 2 da Embrapa Marcelino Carneiro Guedes / CPAF - AP Plano de Ação: Avaliação da sustentabilidade ecológica do manejo de sistemas de produção florestal através da síntese emergética Coordenador: Eleneide Doff Sotta Equipe: Eleneide Doff Sotta, Ana Margarida de Castro Euler, Marcelino Carneiro Guedes, Thiago Libório Romanelli, José Antônio Leite de Queiroz, Nagib Jorge Melém Júnior, Adjalma dos Santos Souza, Alan Cavalcanti da Cunha. Atividade: Desenho do diagrama detalhado de cada sistema de produção e geração de um diagrama agregado por grupos de componentes a partir do diagrama detalhado Responsável pela atividade: Thiago Libório Romanelli Duração: 12 meses a começar do mês 01 O diagrama de cada sistema será construído conforme as características de cada sistema e a possibilidade de obtenção da informação do componente dentro do balanço energético. Os seguintes fluxos de energia serão considerados para a construção dos diagramas: 1. Fluxo de recursos naturais renováveis (trabalho do ambiente), 2. Fluxo do estoque de recursos naturais não renováveis (desgaste do ambiente)., 3. Fluxo de materiais, combustíveis e bens provenientes da atual economia, 4. Fluxo de serviços e mão-de-obra, 5. Produção desejada e não desejada do sistema Este diagrama inicial será feito em detalhes colocando-se no papel o que pode ser identificado como uma influência relevante, até mesmo se for secundária. O primeiro diagrama complexo é como um inventário incluirá o ambiente e a economia. Representa uma declaração de impacto organizada do sistema. Para o desenho do diagrama de cada sistema serão seguidos os seguintes passos: 1. Desenho do diagrama inicial, no qual é definido o limite e a escala do sistema. 2. Compilação de uma lista de fontes importantes (determinantes externos, inputs externos, elementos que direcionam o sistema). 3. Construção de uma list.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Libório Romanelli - Integrante / Marcelino Carneiro Guedes - Coordenador / Eleneide Doff Sotta - Integrante.
Financiador(es): EMBRAPA - Outra.

 



 


 

 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br