Matrículas - Alunos regulares ingressantes

Períodos de matrícula

  • PPG ESALQ e PPGI Ecologia Aplicada:
            1º semestre de 2024: de 19 a 23/02. Início das aulas: 04/03
            2º semestre de 2024: de 15 a 22/07. Início das aulas: 12/08 
     
  • PPG Interinstitucional em Bioenergia: a definir

Obs.: matrículas fora de prazo não serão aceitas

Documentos para a matrícula

Todos os documentos devem ser digitalizados/convertidos para PDF. Por favor, nomeie os arquivos com os nomes dos respectivos documentos.

  • Formulário de matrícula 
  • Carta de aceite emitida pelo Serviço de Pós-Graduação. Será enviada por email oportunamente.
  • Todos os documentos listados no email de aceite. Recomendamos que o aluno verifique cuidadosamente se todos os documentos solicitados se encontram reunidos antes de encaminhá-los ao Serviço de Pós-Graduação, uma vez que a documentação incompleta o impedirá de efetuar a matrícula.
    Atenção: toda a documentação da matrícula deve ser encaminhada em um único e-mail.

Instruções para a matrícula

  1. O aluno ingressante deve contatar seu orientador a fim de definir as disciplinas a serem cursadas (consultar relação de disciplinas no Guia do Pós-Graduando). 
  2. Definidas as disciplinas, a matrícula deverá ser efetuada através do formulário de matrícula (acima) preenchido, assinado e digitalizado pelo aluno e encaminhado para o e-mail matricula.pg.esalq@usp.br (endereço exclusivo para a realização da matrícula), acompanhado dos seguintes itens, todos no formato PDF:
    - documentos solicitados para a matrícula;
    - e-mails dos ministrantes das disciplinas manifestando concordância quanto a sua matrícula; e
    - e-mail do orientador manifestando concordância quanto a sua matrícula.
    Sobre os e-mails: 1. para saber o endereço de email dos ministrantes/orientador, acesse o site do seu programa, item de menu Informaçoes Acadêmicas > Orientadores e linhas de Pesquisa. Caso não encontre o email desejado, busque o docente por departamento 2. Para salvar os e-mails dos ministrantes/orientador com a manifestação de concordância das matrículas nas disciplinas, selecione a opção Imprimir > Salvar como pdf. Nomeie o arquivo com o nome "Aval + Nome da Disciplina" (Ex.: Aval LCE5703 Estatística Experimental). Em seguida, anexe os arquivos junto aos demais documentos solicitados para a matrícula.
  3. No título da mensagem de email escreva: Primeira matrícula, seguida do nome do programa e curso. 
    Ex.: Primeira matrícula – Ciência Animal e Pastagens (Mestrado)
  4. No corpo do email, informe o seu nome completo.
  5. O número USP do aluno (solicitado no formulário de matrícula) está informado na carta de aceite.

Observações importantes

As assinaturas do orientador e ministrante implicam, automaticamente, em aval e deferimento (não há pré-matrícula). Por outro lado, as disciplinas de outras unidades da USP estão condicionadas ao deferimento do ministrante, que poderá deferir ou não o pedido de matrícula via sistema. O aluno deverá acompanhar o deferimento dentro do período de deferimento, através do Janus, para que possa incluir nova disciplina, se necessário, no período de retificação de matrícula.

No preenchimento de qualquer formulário (matrícula ou retificação), o aluno deve cuidar para que o código da disciplina corresponda ao respectivo nome, caso contrário a matrícula nessa disciplina será anulada, podendo ser solicitada novamente no período de retificação.

A data da primeira matrícula na Pós-Graduação deverá ser posterior às datas de conclusão e colação de grau do último curso realizado (graduação) ou data de homologação do título (mestrado).

O conteúdo programático, número de créditos, professor responsável e outras informações relativas a disciplinas oferecidas na ESALQ e em outras unidades da USP encontram-se disponíveis no Janus.

Alunos estrangeiros  

De acordo com o Art. 42 do Regimento da USP, o RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do aluno estrangeiro. Portanto, a apresentação do referido documento - atualizado - ou protocolo de prorrogação de prazo é obrigatória, e deve ser entregue no Serviço de Pós-Graduação semestralmente, durante a semana de matrícula. Na falta desses documentos, o aluno deve solicitar previamente à Polícia Federal (Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, Piracicaba - Tel. 3402-3707) uma declaração, constando a estada legal no país com o respectivo período.

Retificação de matrícula

Após o período de matrícula, o pós-graduando poderá incluir ou excluir uma ou mais disciplinas durante o período de retificação. Detalhes.