Disciplina - detalhe

LZT5818 - Formação Pedagógica em Ciência Animal e Pastagens


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
0
4
15 semanas
60 horas

Docentes responsáveis
Brunno da Silva Cerozi

Objetivo
A disciplina "Preparação Pedagógica em Ciência Animal e Pastagens" tem como objetivo capacitar os alunos de pós-graduação para o exercício da docência no ensino superior, com foco na área de Ciência Animal e Pastagens. Busca desenvolver competências pedagógicas fundamentais, promovendo o domínio de estratégias de ensino-aprendizagem, planejamento de aulas, utilização de metodologias ativas e recursos didáticos, além de fomentar a reflexão sobre aspectos éticos, inclusivos e atitudinais no contexto educacional. A disciplina também visa integrar a prática docente com as atividades de pesquisa, proporcionando uma formação completa para futuros professores e profissionais da área.

Conteúdo
História e transformações da educação superior, com foco no contexto atual. Relações professor-aluno e estratégias de engajamento e participação discente, visando uma relação pedagógica eficiente.
Planejamento de ensino para estruturação de planos de aula com objetivos claros e alinhados com o processo de aprendizagem. Metodologias ativas de ensino visando aplicação de técnicas que promovem o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Uso de ferramentas digitais para ensino híbrido e remoto. Estratégias de avaliação com métodos avaliativos modernos, ajustados às demandas contemporâneas da educação superior. Desenvolvimento ético e atitudinal, promovendo reflexões sobre ética e responsabilidade social no ensino superior. Organização do espaço-tempo da aula e sua otimização nas atividades acadêmicas. Aplicabilidade de conceitos didáticos no ensino de Ciência Animal e Pastagens. Comunicação efetiva no ambiente acadêmico e desenvolvimento de habilidades de comunicação para o ensino superior. Abordagem de questões relacionadas à inclusão e diversidade no contexto acadêmico. Identificação e discussão de desafios pedagógicos específicos ao ensino de ciência animal e pastagens. Estratégias para integrar pesquisa e ensino efetivamente, aplicando-as na área de ciência animal e pastagens. Tecnologias emergentes e novas abordagens pedagógicas para melhorar o aprendizado.

Bibliografia
Cadernos de Pedagogia Universitária USP - Repositório do site da disciplina.
Carvalho, A.M.P., e D.G. Pérez. 2000. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. Coleção Questões de Nossa Época 26. Editora Cortez, São Paulo, SP.
Cunha, M.I. 2007. O Bom Professor e Sua Prática. 16ed. Editora Papirus, Campinas, SP.
Cunha, M.I. 2007. Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Editora Papirus, Campinas, SP.
Krasilchick, M. 1986. Prática de Ensino. Ciências Biológicas. 2ed. Editora Harper, São Paulo, SP.
Krasilchick, M. 1987. O Professor e o Currículo de Ciências: temas básicos da educação e ensino. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Massetto, M. 1992. Aulas Vivas. M.G. Editora, São Paulo, SP.
Massetto, M. 2003. Competência Pedagógica do Professor Universitário. Summus Editorial, São Paulo, SP.
Massetto, M.; organizador. 1998. Docência na Universidade. Editora Papirus, Campinas, SP.
Moreira, D.; organizador. 1997. Didática do Ensino Superior: Técnicas e Tendências. Editora Pioneira, São Paulo, SP.
Pimenta, S.G.; e L.G.C. Anastasiou. 2002. Docência no Ensino Superior. Editora Cortez, São Paulo, SP.
Vasconcelos, M.L.M.A. 2000. A Formação do Professor do Ensino Superior. Editora Pioneira, São Paulo, SP. USP. Caderno Pedagogia Universitária.
Periódicos
Cadernos de Pesquisa (ISSN 0100-1574) [Fundação Carlos Chagas].
Ciência & Educação (ISSN 1516-7313) [Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru].
comunicação para o ensino superior. Abordagem de questões relacionadas à inclusão e diversidade no contexto acadêmico. Identificação e discussão de desafios pedagógicos específicos ao ensino de ciência animal e pastagens. Estratégias para integrar pesquisa e ensino efetivamente, aplicando-as na área de ciência animal e pastagens. Tecnologias emergentes e novas abordagens pedagógicas para melhorar o aprendizado.
Inglês:
History and transformations of higher education, with a focus on the current context. Teacher-student relationships and strategies for student engagement and participation, aiming for an efficient pedagogical relationship. Teaching planning for structuring lesson plans with clear objectives aligned with the learning process. Active learning methodologies focused on applying techniques that promote student-centered learning. Use of digital tools for hybrid and remote teaching. Evaluation strategies with modern assessment methods adapted to the contemporary demands of higher education. Ethical and attitudinal development, encouraging reflections on ethics and social responsibility in higher education. Organization and optimization of class time and space in academic activities. Applicability of didactic concepts for teaching Animal Science and Pastures. Effective communication in academic settings and the development of communication skills for higher education. Addressing issues related to inclusion and diversity within the academic context. Identification and discussion of specific pedagogical challenges in teaching Animal Science and Pastures. Strategies for effectively integrating research and teaching, applying them in the field of Animal Science and Pastures. Emerging technologies and new pedagogical approaches to improve learning.
Educação e Pesquisa (ISSN 1517-9702) [Faculdade de Educação da USP].
Educação e Sociedade (ISSN 0101-7330) [Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES/UNICAMP].
Enseñanza de las Ciências (ISSN 0212-4521) [Universitat Autônoma de Barcelona].
Interface – Comunicação, Saúde, Educação (ISSN 1414-3283) [Escola de Medicina da UNESP, “campus” de Botucatu].
Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-24780) [Editora Autores Associados, Rio de Janeiro,RJ]. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (http://www.rbep.inep.gov.br) [INEP-MEC].