Documentação solicitada

A documentação deve estar completa, caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.  

  1. Formulário de inscrição assinado e com foto
  2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (ver antes item 3 em Condições para a inscrição) no valor de R$ 100,00 (cem reais). O pagamento deve ser feito exclusivamente através de boleto bancário do Banco do Brasil. Clique aqui para gerar o boleto.
    - Solicitações de redução da taxa (50%) devem ser enviadas até 10/3/2024, exclusivamente através de formulário online. Detalhes » 
    - Candidatos estrangeiros que se encontram no exterior estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição. Se selecionados, porém, deverão pagá-la ao efetuar a primeira matrícula.
    - Candidatos estrangeiros que estejam cursando graduação ou pós-graduação no Brasil e se encontram no exterior no momento da inscrição não estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição.
  3. Currículo Vitae na plataforma Lattes (CNPq) atualizado em formato PDF (não anexar documentos comprobatórios)
  4. Histórico escolar do curso superior
  5. Diploma do curso superior - frente e verso
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.

  6. Histórico escolar do mestrado 
  7. Diploma do mestrado - frente e verso
    Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido e respectiva data de homologação (dia/mês/ano).
    Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de previsão de defesa, emitido pelo orientador.
    Título de mestre obtido no exterior deve estar acompanhado da comprovação de reconhecimento ou equivalência de título.
    Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não o diploma obriga a apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste a data de homologação do título anterior ao último dia de matrícula na Esalq. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.

Documentação complementar para candidatos autodeclarados (PAA – Políticas de Ações Afirmativas)

Candidatos que queiram participar das vagas reservadas às políticas de ações afirmativas deverão se autodeclarar através de formulário específico para cada condição, a ser preenchido e juntado aos demais documentos solicitados no processo seletivo.

  • Pretos, pardos, indígenas: formulário de autodeclaração
  • Quilombolas: formulário de autodeclaração
  • Pessoas com deficiência: formulário de autodeclaração
  • Pessoas trans: formulário de autodeclaração
  • Pessoas que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública:
    Formulário de autodeclaração
    - Documento comprobatório de procedência do ensino médio em escola pública (Histórico Escolar de todas as séries do Ensino Médio - frente e verso
  • Pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. Nesta condição, é necessário apresentar o formulário de autodeclaração e comprovação de uma das três condições abaixo:
    a) Condição de refugiado: documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), devidamente reconhecido pelo governo brasileiro; 
    b) Condição de apátrida: documento expedido pelo órgão competente do Governo Federal; 
    c) Condição de ser portador de visto humanitário:  documento expedido nas hipóteses da legislação aplicável vigente ou possuir autorização de residência/permanência no Brasil, concedida pelo órgão competente do governo brasileiro, decorrente da condição de beneficiário de visto humanitário expedido em conformidade com a legislação nacional. Deverá também possuir, no ato da inscrição e durante todo o processo seletivo, autorização de residência oficial no Brasil. A manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de Pós-Graduação para o qual a pessoa tenha sido selecionada.

Exame de proficiência em língua inglesa: no caso de aprovação no processo seletivo, o aluno deverá comprovar sua proficiência em língua inglesa em até 12 meses da data da primeira matrícula no curso. Os certificados serão aceitos de acordo com a pontuação descrita no endereço www.esalq.usp.br/pg/proficiencia-lingua-inglesa, respeitada a sua validade ou por 2 (dois) anos após a sua data de emissão.