Estudo indica metabolização de xenobióticos e produção de bioinseticidas por bactérias associadas a insetos

Autor:
Luís Gustavo de Almeida
Orientador:
Fernando Luis Cônsoli
Programa:
Entomologia
Curso:
Doutorado
Data da defesa:
seg, 23/07/2018 - 08:00

Exploração biotecnológica

Uma tese apresentada no programa de pós-graduação em Entomologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) investigou os mecanismos que estão envolvidos na metabolização de inseticidas por bactérias do trato digestivo de Spodoptera frugiperda, a lagarta mais devastadora das lavouras de milho. Além disso, Luís Gustavo de Almeida, autor do trabalho, investigou a diversidade de bactérias cultiváveis ​​associadas à formiga cortadeira Acromyrmex coronatus, bem como a diversidade de metabólitos produzidos e o seu potencial para descoberta de compostos inseticidas. A orientação da pesquisa é do professor Fernando Luís Cônsoli, do Departamento de Entomologia e Acarologia, coordenador do projeto temático FAPESP 2011/50877, que financiou parcialmente essa pesquisa.

As bactérias intestinais desintoxicam as lagartas após o contato com os inseticidas pelo mecanismo de bioacumulação, afetando assim a eficiência dos pesticidas no controle dessa praga. A descoberta da existência dessas bactérias e do mecanismo pelo qual elas limitam a ação dos pesticidas tem implicações importantes para as estratégias de manejo de pragas. Adicionalmente, esses microrganismos também podem ser explorados biotecnologicamente em processos de biorremediação. Outra descoberta relevante foi a grande diversidade de metabólitos produzidos por bactérias associadas às formigas cortadeiras. Os metabólitos produzidos por essas bactérias apresentaram elevada capacidade inseticida, causando mortalidade de até 100% das lagartas de S. frugiperda. Dois desses metabólitos foram identificados e sua nova atividade biológica descrita.

Texto: Caio Albuquerque

Luís Gustavo de Almeida