Estudo observa a relação entre caracteres relacionados à seca e a estabilidade da produção de grãos de milho

Autor: 
Otávio Luiz Gomes Carneiro
Orientador: 
Claudio Lopes de Souza Junior
Programa: 
Genética e Melhoramento de Plantas
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
qui, 09/08/2018 - 08:00


Trabalho investiga relações envolvendo caracteres relacionados à tolerância a deficiência hídrica e a estabilidade da produção e as heranças da responsividade e estabilidade

Um estudo desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da ESALQ teve como objetivo investigar a relação entre a estabilidade e os caracteres relacionados à tolerância aos estresses abióticos e a herança dos parâmetros responsividade e estabilidade da produção de grãos de milho. De acordo com o autor, Otávio Luiz Gomes Carneiro, “os resultados revelaram que não existe relação entre essas características e a estabilidade, ao contráro do que alguns autores sugerem. Para programas de melhoramento, esse é um resultado importante, pois, mesmo que os híbridos apresentem de forma adequada essas características e, assim, possivelmente reduzam as flutuações da produção devido à instabilidade de precipitação, estes caracteres são independentes da estabilidade”.

Os resultados das análises dialélicas da responsividade e estabilidade mostraram que a contribuição da capacidade específica de combinação foi superior à capacidade geral de combinação para ambos os parâmetros nos dois grupos de híbridos observados. “Nesse caso, a seleção deverá ser realizada em cruzamentos de linhagens (híbridos) e não nas linhagens per se”, declarou o autor da pesquisa, que teve como orientador o professor Claudio Lopes de Souza Junior.


Texto: Caio Albuquerque

Fotos: acervo pessoal do autor e Gerhar Waller (capa)