Realização da inscrição
As inscrições podem ser realizadas de forma presencial junto à Secretaria da Seção Técnica de Informática da ESALQ (SIESALQ), das 9:00h às 12:00h e das 15:00h às 18:00h de segunda a sexta-feira. Para inscrição os alunos devem prover informações pessoais e devem recolher a taxa correspondente (quando houver). Em situações especiais, a critério da SIESALQ, as inscrições poderão ser feitas à distância.
O número de vagas é limitado e com vistas à garantia da qualidade do processo de ensino/aprendizagem o número de vagas especificado no planejamento do curso não poderá ser ultrapassado. Sendo assim, as inscrições serão aceitas por ordem de chegada na Siesalq e o atendimento presencial terá prioridade em relação ao atendimento à distância.
Na hipótese de existirem mais interessados que vagas, será feita uma lista de espera a qual será usada no preenchimento das vagas que resultem de desistências.
Confirmação e cancelamento dos cursos
A realização do curso somente será confirmada diante da existência de, pelo menos, cinco inscritos até o último dia útil anterior a seu início. Uma vez confirmada a realização do curso a Siesalq se compromete a somente proceder o cancelamento do curso se caracterizado motivo impeditivo de "força maior". São exemplos de "força maior": problemas de saúde de instrutor que não possa ser substituído; ordens judiciais; ordens de agentes hierarquicamente superiores da ESALQ/USP; catástrofes naturais; greves de servidores da Universidade de São Paulo que afetem o acesso ao Campus "Luiz de Queiroz"; interrupção prolongada de condições necessárias para o curso e outras que não possam ser sanadas de forma satisfatória e que coloquem em risco as pessoas envolvidas (instrutor e alunos).
Não havendo confirmação do curso ou havendo cancelamento, as taxas de inscrição recolhidas serão integralmente devolvidas pela Siesalq.
Taxa de inscrição
O recolhimento da taxa de inscrição objetiva o custeio do material didático (desenvolvimento, reprodução, aquisição) e a necessidade da existência de um fundo que possibilite ações que garantam o bom funcionamento da infra-estrutura necessária para que o programa de cursos transcorra de forma eficiente.
É possível a ocorrência de imprevistos que não possam ser contornados com a agilidade necessária dentro das condições dinâmicas de um curso, tais como: problemas com empresas tercerizadas prestadoras de serviços (limpeza, portaria e segurança); greves de profissionais tercerizados; substituição e manutenção de equipamentos de informática (projetores, computadores, ativos de rede); problemas com instalações (banheiros, bebedouros, móveis) entre outros que requeiram flexibilidade no uso de recursos para que se restabeleçam as condições ótimas para a realização do curso.
A taxa de inscrição será recolhida junto à Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" que emitirá comprovante de recolhimento mediante as informações prestadas pelo aluno no momento da inscrição do curso.
Valores
Curso | Categoria | Valor (R$) |
---|---|---|
SAS - BÁSICO | Discentes da ESALQ (Graduação, Mestrado e Doutorado) | 240,00 |
Discentes não contemplados na categoria anterior | 720,00 | |
Profissionais | 1400,00 | |
Melhores práticas WEB - Workshop | - | Gratuito |
Desistência da inscrição
O aluno pode desistir de sua inscrição e requerer o estorno da taxa de matrícula desde que faça a solicitação junto à Secretaria da Siesalq com três dias úteis de antecedência ao início do curso, tempo necessário para se buscar a ocupação da vaga disponibilizada.
Passado o prazo de três dias úteis, a solicitação de desistência deverá ser justificada e poderá ser requerida até o final da primeira aula. Nesse caso a solicitação deve ser feita por escrito (em papel) e encaminhada ao Chefe da Siesalq: Luciano Roberto Tapia, cabendo à pessoa encarregada da recepção da solicitação, providenciar cópia e assinar e carimbar uma via do documento que ficará com o inscrito, como comprovante da solicitação de desistência.
Dispensa de pagamento da taxa de matrícula
Alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da ESALQ podem pleitear dispensa do pagamento da taxa de matrícula mediante solicitação fundamentada enviada ao Chefe da Siesalq: Luciano Roberto Tapia (lrtapia@usp.br). Alunos dispensados do pagamento da taxa de matrícula não terão qualquer diferença de tratamento em relação aos pagantes.
Casos omissos
Os casos omissos serão avaliados pela Siesalq e buscadas as melhores soluções.
Reclamações
Sugere-se em primeira instância que reclamações e problemas sejam relatados ao Chefe da Seção Técnica de Informática da ESALQ (Siesalq): Luciano Roberto Tapia (lrtapia@usp.br), a fim de se buscar uma solução mais ágil.
Contato e inscrições
Secretaria da Seção Técnica de Informática da ESALQ por e-mail: siesalq@usp.br ou por telefone (19) 3429-4505.