Critérios para concessão de bolsas

A Pós-Graduação da USP conta com apoio de bolsas de estudo de vários órgãos de fomento. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos aos alunos regulares de mestrado e doutorado são: CAPES, CNPQ e FAPESP.

Aos Programas de Pós-Graduação compete: a seleção, concessão e o acompanhamento dos bolsistas nos casos de bolsas da CAPES. No programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, as bolsas oferecidas pela FAPESP e CNPQ são concedidas diretamente para o aluno, mediante solicitação do orientador.

Os doutorandos podem desenvolver parte do seu trabalho de tese em instituições estrangeiras por meio de editais específicos da CAPES, CNPQ ou FAPESP.

O número de bolsas ofertadas em nível de Mestrado e Doutorado dependerá das concessões das Agências de Fomento do Governo Federal.

Ressalta-se que não será de responsabilidade do Programa qualquer alteração nas cotas de bolsas por parte dos órgãos de fomento até a implementação das mesmas.

Mestrado

Aluno(a)s de mestrado podem receber bolsas por até 24 meses de qualquer agência de fomento. Os critérios empregados para definir as prioridades são os seguintes:

Prioridade 1: Um ano de bolsa para aluno(a)s ingressantes sem atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas.

Prioridade 2: Aluno(a)s do segundo ano sem atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas, selecionado(a)s com base no desempenho nas disciplinas obrigatórias, residência em Piracicaba. No caso de empate, será levada em consideração a performance acadêmica com base no Currículo Lattes.

Prioridade 3: Aluno(a)s do segundo ano sem atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas, selecionado(a)s com base no desempenho nas disciplinas obrigatórias e sem residência em Piracicaba. No caso de empate, será levada em consideração a performance acadêmica com base no Currículo Lattes.

Prioridade 4: Aluno(a)s do segundo ano com atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas, selecionados com base no desempenho nas disciplinas obrigatórias. No caso de empate, será levada em consideração a performance acadêmica com base no Currículo Lattes.

Durante o curso, o aluno deve informar à coordenação do programa a obtenção de atividade remunerada, outros rendimentos ou bolsas adicionais, assim que obtiver o resultado de aplicação a tais fontes de recursos.

Doutorado

Aluno(a)s de doutorado podem receber bolsas por até 48 meses de qualquer agência de fomento.

Prioridade 1: Dois anos de bolsa para aluno(a)s ingressantes sem atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas e residência em Piracicaba.

Prioridade 2: Aluno(a)s do terceiro e quarto anos sem atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas, selecionado(a)s com base no desempenho nas disciplinas obrigatórias e residência em Piracicaba. Em caso de empate, será considerado o desempenho acadêmico com base no Currículo Lattes.

Prioridade 3: Aluno(a)s do terceiro e quarto anos sem atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas, selecionado(a)s com base no desempenho nas disciplinas obrigatórias e sem residência em Piracicaba. Em caso de empate, será considerado o desempenho acadêmico com base no Currículo Lattes.

Prioridade 4: Aluno(a)s ingressantes e anos posteriores com atividade remunerada, outros rendimentos ou outras bolsas. A partir do segundo ano, são selecionado(a)s com base no desempenho nas disciplinas obrigatórias. Em caso de empate, será considerado o desempenho acadêmico com base no Currículo Lattes.

Durante o curso, o aluno deve informar à coordenação do programa a eventual obtenção de atividade remunerada, outros rendimentos ou bolsas adicionais, assim que obtiver o resultado de aplicação a tais fontes de recursos.