Disciplina - detalhe

LES5812 - Preparação Pedagógica PAE


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
3
1
4
6 semanas
60 horas

Docentes responsáveis
Rosebelly Nunes Marques
Taitiâny Karita Bonzanini Minetto

Objetivo
Objetivos gerais: dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento
do Ensino - PAE, que se antecipa ao estágio propriamente dito e contribuir para o aprimoramento da
formação de pós-graduandos para o exercício da docência no ensino superior. Objetivos específicos: 1.
apresentar os pressupostos básicos que norteiam o PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino; 2.
promover o debate sobre a atividade didática e as relações professor-aluno que permeiam o processo de
ensino-aprendizagem; 3. Identificar as principais questões relativas às atividades de ensino e de
aprendizagem, enfatizando os aspectos organizacionais e pedagógicos; 4. promover o debate sobre o
compromisso da educação com a transformação social.

Conteúdo
1. Pressupostos norteadores do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino; 2. A educação e o
desenvolvimento da autonomia moral e intelectual; 3. As relações interpessoais no espaço escolar; 4. O
planejamento didático-pedagógico; 5. O processo de Ensino-Aprendizagem; 6. Aspectos metodológicos
da prática docente; 7. A avaliação escolar : diferentes modalidades

Bibliografia
ABREU, M.C.T & MASETTO, M. T.O professor universitário em aula – prática e princípios teóricos. 8.ed. São Paulo: MG, 1990. ANATASIOU, Lea das Graças; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. BRASIL, “LEI n.º 9394, de 20.12.96, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, in Diário da União, ano CXXXIV, n. 248, 23.12.96. BRZEZINSKI, I. LDB interpretada: diversos olhares se intercruzam. São Paulo: Cortez, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KRASILCHIK, Myriam. Docência no ensino superior. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. 2009. Águas de Lídóia. Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2007. KRASILCHIK, Myriam. Docência no ensino superior: tensões e mudanças. In: PIMENTA, Selma, ALMEIDA, Maria Isabel (Orgs). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2009. p. 147-164 LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Ed. Cortez, 1994. MASETTO, M. O professor na hora da verdade – a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp. 2010. MORAIS, Regis de. Sala de Aula: Que espaço é esse? 3.ed. Campinas: Papirus,1988. PIAGET, J. Para onde vai a educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974. PIMENTA, Selma Garrido, ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2009. RISTOFF, Dilvo Ilvo. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. 240 p. STEINER, João E. Conhecimento: gargalos para um Brasil no futuro. Estud. av.; 20(56): 75-90, Apr. 2006. VEIGA, I. P. & CASTANHO, M. E. (orgs) Pedagogia Universitária – a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. VEIGA, Ilma Passos Alencastro, CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 5. ed. Campinas: Papirus, 2007. VINHA, T.P. DVD A construção da autonomia. Coleção DVDs Conflitos na Escola. São Paulo: Atta mídia e educação, 2009. (30 minutos) ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.