Informações gerais

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (PPGESA) foi implantado em 2011, na ESALQ/USP originário da fusão de três ex-Programas conceituados da ESALQ/USP: PPG em Física do Ambiente Agrícola, PPG em Irrigação e Drenagem e PPG em Máquinas Agrícolas. A fusão dessas três áreas correlatas resultou em um PPG remodelado e diferenciado em relação a outros centros de Ciências Agrarias no Brasil, se destacando no meio acadêmico nacional e internacional. O programa conta com acordos e parcerias internacionais, os quais seguem em franca expansão, propiciando oportunidades de intercâmbios aos Pós-Graduandos e professores, o que vem elevando a qualidade das pesquisas realizadas.

O PPGESA atua, em linhas da fronteira do conhecimento e inovação, e posiciona-se como um importante núcleo de formação de recursos humanos para outras universidades e empresas nacionais e internacionais. As linhas de pesquisa do PPGESA caracterizam-se por serem agrupamentos de atividades, diferenciadas pela abordagem e não por disciplinas, com aspectos de transversalidade..

Escopo

O egresso do PPGESA tem consigo um perfil acadêmico bem fundamentado e de excelência, o que lhe possibilita ter diferentes oportunidades no mercado de trabalho, tanto na área de ensino e pesquisa, quanto na iniciativa privada. Outras formas de atuação incluem o empreendedorismo e criação de start-ups, estimuladas pela proximidade geográfica com centros tecnológicos e industriais das diferentes áreas de atuação das Ciências Agrárias no Estado de São Paulo.

Objetivo

Formação de recursos humanos de excelência, englobando pesquisas básicas, estratégicas e tecnológicas, com aspectos de transversalidade, na área de Engenharia de Sistemas Agrícolas.

Propiciar aos alunos de Mestrado e Doutorado, por meio de disciplinas formadoras e aplicadas, a compreensão e a quantificação dos princípios físicos que regem o funcionamento dos Sistemas Agrícolas dentro do âmbito da Engenharia Agrícola, visando a utilizar esse conhecimento nos mais diferentes cenários da agricultura e áreas correlatas. Também se busca a formação com enfoque no ambiente, na gestão ou na tecnologia, dentro da grande área da Engenharia Agrícola e da Engenharia de Biossistemas visando à inovação e transferência de conhecimento. Os projetos de dissertação ou tese devem aprofundar o conhecimento em uma das áreas específicas do Programa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Engenharia de Sistemas Agrícolas