Disciplina - detalhe

LSN5903 - Modelagem da Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
4
4
4
5 semanas
60 horas

Docentes responsáveis
Carlos Eduardo Pellegrino Cerri

Objetivo
Capacitar e atualizar o conhecimento científico sobre a composição e estrutura dos principais compartimentos orgânicos do solo com vistas as suas utilizações em modelos de simulação da dinâmica da matéria orgânica do solo (sobretudo modelo Century) sob ecossistemas naturais tropicais e modificados pelo uso agrícola.

Conteúdo
O programa da disciplina está dividido em 3 grandes partes, sendo que os principais temas a serem tratados são mencionados a seguir. As duas primeiras partes serão ministradas em salas de aula (aulas teóricas) e as demais em laboratório de informática (aulas práticas). Parte 1) Introdução a matéria orgânica do solo Conceitos e definições, origem e distribuição, características dos compartimentos (liteira, restos de culturas e resíduos orgânicos, pluviolixiviados, raízes e rizodepósitos, organismos do solo, substâncias não-húmicas, húmus), dinâmica da decomposição, funções da matéria orgânica do solo, matéria orgânica do solo e ambiente. Parte 2) Principais modelos de simulação utilizados em pesquisas sobre matéria orgânica do solo Conceitos e definições sobre modelos, etapas e procedimentos em modelagem, histórico, compartimentos da matéria orgânica do solo contemplados em modelagem, características e estrutura dos principais modelos de simulação da matéria orgânica do solo, exemplos de utilização dos modelos Century, RothC, DNDC, DayCent e TEM. Parte 3) Century Ecosystem Model (Century) Origem, elementos simulados (C, N, P e S), estrutura geral do modelo, características dos submodelos de produção vegetal (floresta, pastagem e culturas), água no solo, matéria orgânica do solo e seus compartimentos, dados de entrada (“input”) e saída (“output”) do modelo, exemplos de aplicações do modelo Century em estudos de matéria orgânica do solo sob condições de climas temperado e tropical, exercícios práticos de elaboração de arquivos da área de estudo (“site files”), práticas de manejo (arquivos *.100) e eventos adotados (“schedule files”), execução do modelo utilizando dados reais sobre conversão de florestas em pastagens na Amazônia (dados serão fornecidos pelo professor).

Bibliografia
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