Critérios de seleção


Mestrado

Para o ingresso no curso de Mestrado os(as) candidatos(as) serão avaliados(as), em caráter classificatório, por meio de provas escritas realizadas online; análise do Curriculum Vitae (CV) elaborado na Plataforma Lattes e análise do histórico escolar.  As provas escritas abordarão conhecimentos gerais e específicos em Solos e Nutrição de Plantas e conhecimentos em língua inglesa. Para o Mestrado as análises do CV e do Histórico Escolar serão baseadas na avaliação do desempenho do(a) candidato(a) no curso de graduação, principalmente nas disciplinas das áreas de Solos e Nutrição de Plantas, realização de estágios de iniciação científica, preferencialmente com bolsa de órgãos financiadores de pesquisa, apresentação de resumos em eventos científicos e publicação de artigos em periódicos com política editorial seletiva na área de pesquisa para a qual o(a) candidato(a) está se inscrevendo. Além das questões de mérito, o CV será analisado quanto a sua inserção na área pretendida e/ou experiência do(a) candidato(a) junto a projetos/pesquisas em andamento. Serão aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador(a) na área de interesse do(a) candidato(a), àqueles que obtiverem os melhores desempenhos no processo seletivo.

Doutorado

Para o ingresso no curso de Doutorado os(as) candidatos(as) serão avaliados(as), em caráter classificatório, por meio de provas escritas realizadas online; análise do Curriculum Vitae (CV) elaborado na Plataforma Lattes e análise do histórico escolar da graduação e do mestrado. As provas escritas abordarão conhecimentos gerais e específicos em Solos e Nutrição de Plantas e conhecimentos em língua inglesa. Para o Doutorado as análises do CV e análise do histórico escolar da graduação e do mestrado serão baseadas no desempenho do(a) candidato(a) no curso de graduação e no mestrado, principalmente nas disciplinas das áreas de Solos e Nutrição de Plantas, realização de estágios de iniciação científica, preferencialmente com bolsa de órgãos financiadores de pesquisa, apresentação de resumos em eventos científicos e publicação de artigos em periódicos com política editorial seletiva na área de pesquisa para a qual o(a) candidato(a) está se inscrevendo. Além das questões de mérito, o CV será analisado quanto a sua inserção na área pretendida e/ou experiência do(a) candidato(a) junto a projetos/pesquisas em andamento. Serão aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador(a) na área de interesse do(a) candidato(a), àqueles que obtiverem os melhores desempenhos no processo seletivo.

Pesos dos componentes da avaliação

Prova de conhecimento geral: peso 1. Prova de inglês: peso 1. Prova de conhecimento específico: peso 2. Análise do currículo vitae: peso 2. Análise do histórico escolar: peso 1. A classificação geral será obtida a partir de média ponderada com base nos pesos especificados para cada item. Serão selecionados os candidatos com as maiores pontuações para as vagas disponíveis nas respectivas áreas de interesse.